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Academia - Autores
Euclides da Cunha

Autoria            -          Orientação      -    Grau  -  Academia  - Data  - Pg

ROCHA, Fátima C. Dias  Antonio C. Secchin     Dr.      Letras/UFRJ    12/00     361

Título: Quando a morte é a vez: imagens do sertanejo na ficção brasileira; de Euclides da Cunha a Clarice Lispector

Sinopse: Caracterização do discurso litero-antropológico: traços, manifestações, contradições; estudo das diferentes figurações do par intelectual / indivíduo não citadino, no âmbito do discurso litero-antropológico; nesse âmbito, exame das estratégias de representação / problematização da identidade do homem sertanejo e investigação das ambigüidades relativas ao binômio morte/auto-reconhecimento.

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Autoria             -                 Orientação      -      Grau  -  Local - Data - Pg

GOMES, Mitizi de Miranda   Patrícia L.F. da Cnha    Dr.     UFRGS 

Título: Traduzindo a Alteridade: a questão da identidade nacional em Eduardo Acevedo Díaz e Euclides da Cunha

Sinopse: A presente tese tem como objetivo analisar a construção dos arquétipos nos textos Ismael e Os Sertões e de como tais tipos colaboraram para a construção do conceito de nação nas obras em questão, bem como analisar a utilização da imagem do outro nessa mesma construção. Com base na Literatura Comparada, nos Estudos de Tradução, na Teoria da Literatura e em outras áreas do conhecimento, foi possível constatar que os autores uruguaio e brasileiro se valeram da obra Facundo: civilização e barbárie no pampa argentino, de Domingo Faustino Sarmiento, para comporem suas obras, ainda que distantes temporalmente e com visões diferentes. Esse movimento mostra que as produções literárias latino-americanas possuem uma ligação porque igualmente registraram os tipos presentes no lugar e o próprio lugar em que habitavam, colaborando, assim, para a construção do sistema literário latino-americano, visto que, em alguns casos, esses arquétipos eram comuns entre os diferentes países. A convergência desses arquétipos, como o gaúcho/gaucho do pampa do Rio Grande do Sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina, demonstra que a cultura ultrapassa fronteiras políticas, e corrobora a idéia de Ángel Rama acerca da existência da comarca cultural. No caso do arquétipo do sertanejo, fundamentado por Euclides da Cunha, não há um correspondente nas demais produções em questão, principalmente porque sua identidade está impregnada de cor local, cujas particularidades não são compartilhadas pelos demais países. A convergência ou divergência das características de cada tipo local interfere na produção das traduções, uma vez que, quando dessemelhantes, a visibilidade do tradutor é necessária e sua interferência acontece no sentido de aproximar o diferente da cultura alvo. Também os Estudos de Tradução e as análises tradutórias colaboraram igualmente para que as investigações acerca das obras evoluíssem no sentido de estudarmos como se deu, na escrita dos autores e dos tradutores, a consciência do outro no processo de construção do eu nacional

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Autoria             -              Orientação     -      Grau  -    Local  - Data -  Pg

PACHECO, Andre Pinto    Miriam V. Garate     Ms.        UNICAMP 2003        

Título: Literariedade e cientificidade em Os sertões : a recepção critica recente (1943-2001)

Sinopse: O objetivo deste trabalho é estudara recepção crítica de Os sertões, aproximadamente, de 1940 até 2001. A partir da década de 1940 as leituras deste livro ganham uma nova direção: com a obsolescência das teorias científicas utilizadas por Euclides da Cunha, a crítica cada vez mais abandona as proposições de natureza científica contidas neste livro em prolde suas características literárias. Começa ,então, um processo de crescente valorização literária de Os sertões. De acordo com as diferentes tendências críticas, este valor é associado ao estilo, ao gênero ou ao emprego de alguns procedimentos considerados essencialmente literários, como a intertextualidade e a polifonia, ou ainda de recursos poemáticos, como a metrificação e a aliteração. O interesse desta dissertação está precisamente em rastrear este processo de "literalização" de Os sertões, bem como as reações (minoritárias)a este tipo de interpretação.

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