Volta para a capa
Academia - Autores
Lya Luft

Autoria                -                    Orientação    -       Grau  -  Local  –  Data

SILVA, Simone Sampaio       Maria Isabel Pires         Ms.       UNB        2001

Título: Gênero e literatura: dois romances de Lya Luft em perspectiva crítica

Sinopse:

            ___________________________________________

Autoria           -                Orientação          -            Grau - Local - Data

MELO, Cimara Valim       Márcia Ivana de L. e Silva      Ms.    UFRGS    2005 

Título: Lya Luft: percursos  ente intimismo e modernidade.

Sinopse: O presente estudo centra-se na análise das relações existentes entre intimismo e sociedade na ficção da escritora gaúcha Lya Luft. Seu principal objetivo é proporcionar uma leitura quanto à forma como a escritora entrelaça sua pujante expressão da interioridade ao desvelamento dos conflitos entre os indivíduos e destes com o mundo moderno − vazio de valores, repleto de arbitrariedades. Para isso, localiza a produção literária da autora dentro do diversificado panorama da literatura considerada como de estilo intimista, que já constitui, desde Dostoiévski, um forte legado ficcional. A seguir, centra-se no exame dos romances As parceiras (1980), O Quarto fechado (1984) e O ponto cego (1999), observando como problematizam, através da memória e das digressões dos personagens, os conflitos familiares, as contradições humanas e a fragmentação da sociedade. Sendo assim, considerando a sua importância no painel literário brasileiro, busca-se com este trabalho acrescentar informações relevantes à ainda fragmentada fortuna crítica referente à literatura luftiana.

                            _________________________________________                            

Autoria                -                   Orientação        -        Grau - Local - Data

SCHNADELBACH, Rosane C.    Helena H. F. Tornquist    Ms.   UFSC   2003

Título: Entre o sonho e o Real: um percurso pelo universo dual construído por Lya Luft.

Sinopse: Este Trabalho é uma leitura da narrativa ficcional de Lya Luft, com atenção especial aos romances. As parceiras e O ponto cego.Trata-se de romances que trazem à tona um mundo descentrado onde circulam seres envolvidos pela obsessão e pela angústia. A análise observa, de modo especial, a forma como estas estórias são construídas: o jogo dual .da narrativa já se insinua no romance  inaugural. As parceiras, e afirma-se em O ponto cego onde um narrador  menino, envolto pelo mistério da imaginação fantasiosa revela um outro olhar sobre o universo opressivo em que vive, um olhar que revela o mundo mágico do sonho e do pesadelo da sua estória familiar. No compasso das buscas dos narradores, constroem-se imagens de dois olhares sobre um mesmo universo, a desvelar ângulos possíveis de leitura que só a narrativa moderna pode suscitar.

                ___________________________________________

Autoria                -                  Orientação     -          Grau – Local  - Data

FREITAS, Selma Fonseca       Luzilá Gonçalves           Ms.      UFPE    2007

Título: Percurso do exílio na condição feminina: morte e renascimento em “As Parceiras” e “Exílio” de LyaLuft

Sinopse: Nosso trabalho objetiva a condição de exílio da mulher no que concerne ao isolamento de si próprio, onde a repetição constante da mesma experiência aponta para o retorno à perda do objeto de amor – a mãe – elemento fundamental na formação da subjetividade. Subsidiados pelas teorias freudianas, em especial, as noções de luto e melancolia, processo agudizados no exílio, situação experenciada por “Anelise” e a “Doutora”, narradoras-protgonistas dos romances “As Parceiras” e “Exílio” de Lya Luft, enfocamos a constituição da vida psíquica dessas mulheres fortemente marcadas pelo sistema patriarcal, mediante análise da trajetória agônica de suas vidas. As narradoras, através da memória, revisitam a casa da infância, motivo propulsor de nossa recorrência à imagem simbólica da casa que também sugere a questão da identidade. Partindo dessas abordagens, verificamos através da urdidura dos romances uma reconfiguração do sujeito feminino que, buscando novos caminhos questiona ou transgride o estabelacido e , de formas diferanciadas, ressignificam sua vidas. 

            __________________________________________________

Autoria               -                   Orientação     -          Grau – Local  - Data

FEHLBERG, Jamily                                                     Ms.       UFES    2005

Título: Melancolia e desafeto: um itinerário para a obra de Lya Luft

Sinopse:

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?
Como escreve?

Onde escreve?

Influências literárias

Psicanálise

Crítica literária

Biografia