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Academia - Autores
Simões Lopes Neto

Autoria             -                 Orientação        -             Grau - Local  -  Ano

VIEIRA, Osvaldo A. M        Marcia I. de Lima e Silva      Ms.   UFRGS      2006

Título:Simões Lopes Neto : uma Salomé no pampa

Sinopse: Este trabalho tem por finalidade analisar a representação mítica de Salomé e suas ressonâncias na obra de Simões Lopes Neto e defender a idéia de que o autor, ao reler o mito, ambientando-o nos pampas do Rio Grande, transcende o mero pitoresco e a mera cor local, colocando-os a serviço da releitura desse mito. É objetivo principal deste estudo, portanto, ver nessa releitura um dos elementos responsáveis por tal transcendência. A fim de qualificar o estudo, são feitas uma reflexão sobre mito e literatura e uma investigação sobre a Salomé histórica, bem como as suas releituras. A análise dos contos Cabelos da china, Jogo do osso, No manantial, Contrabandista e O Negro Bonifácio, de Contos Gauchescos, e da obra Cancioneiro Guasca permite constatar nas personagens femininas dos referidos textos elementos que comprovam a releitura do mito de Salomé.

Autoria          -               Orientação           -      Grau    -    Local   -   Data

WEBER, Carin Brizola   Claudio Celso A. Cruz       Ms.           UFSC       2004

Título: Simões Lopes Neto e Javier de Viana: escritores de fronteira?

Sinopse: A dissertação tem por objetivo analisar as obras Contos gauchescos, de Simões Lopes Neto. e Campo, de Javeir Viana, situando-as numa eventual região de fronteira, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, ou utilizando a expressão de de Angel Rama, situando-as como pertencentes à "comarca" pampeana. Tendo em vista que "comarca" ultrapassa as fronteira geopolíticas historicamente instituídas, e que Simões Lopes Neto até recentemente sepre foi lido dentro de uma tradição que reafirma tais fronteiras nacionais, percorreu-se, inicialmente, a "fortuna crítica" de Simões Lopes Neto dentro da literatura brasileira, que normalmente o classifica como um escritor "regionalista". A isso, soma-se a tradição crítica sul-rio-grandense, que ora afirma o Rio Grande do Sul como um Estado sempre inserido no Estado nacional brasileiro, ora o afirma como fortemente influenciado pela região do Rio da Prata, e analisa a obra de Simões Lopes, por consequência, ou numa ótica que enfatiza sua peculiaridade dentro do regionalismo, inserindo-o na Literatura Brasileira, ou numa ótica que afria a sua especificidade mais "gaúcha". Por fim, mais contemporaneamente, indaga-se sibre a sua inserção na "comarca" pampeana, o que justamente se procura, aqui, testar, com a análise dos Contos gauchescos, de Simões Lopes Neto, e Campo, de Javier de Viana.

 

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