Volta para a capa
Futebol & Literatura
Bibliografia

Resumos

RODRIUES, Nelson. À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

A primeira coletânea das crônicas esportivas de Nelson Rodrigues, reúne setenta textos que Nelson publicou na extinta revista Manchete Esportiva e em O Globo entre os anos de 1955 e 1970. Elas cobrem o período mais rico e fascinante do futebol brasileiro - aquele que vai da derrota do Brasil para o Uruguai, na final da Copa de 50, em pleno Maracanã, à conquista definitiva do tricampeonato no México, em 1970, passando pelas emoções que transformaram a idéia que o brasileiro fazia de si mesmo.

 

RODRIGUES, Nelson. A pátria sem chuteiras; novas crônicas de futebol. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Depois de À sombra das chuteiras imortais, A pátria em chuteiras, uma coletânea de crônicas sobre a paixão brasileira pelo futebol. No primeiro livro, Nelson Rodrigues mostrava como o Brasil superou o 'complexo de vira-lata' (alimentado pela derrota na copa de 1950) com as brilhantes vitórias nas Copas de 1958, 1962 e 1970. As crônicas de 'A pátria em chuteiras' se estendem até 1978, quando o Brasil voltou a conhecer a derrota e, para desgosto de Nelson, readquiriu o 'complexo de vira-lata'.

 

RODRIGUES, Nelson. O profeta tricorlor: cem anos de Fluminense. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Neste livro Nelson Rodrigues mostra até que ponto pode ser glorioso se perder na paixão por um time de futebol. Publicado no ano em que se comemoram os cem anos da equipe pó-de-arroz, 'O profeta tricolor' reúne mais de setenta crônicas sobre o tricolor carioca e traça um retrato desta criatura conhecida como 'torcedor de futebol'. Com um otimismo delirante, o cronista invoca Shakespeare, Dante, Homero, gregos e troianos, lorpas e pascácios para atestar a grandeza de sua esquadra. O livro inclui o último texto escrito por Nelson, em dezembro de 80. Tema- o Fluminense, que conquistara o campeonato carioca daquele ano.

- Link1
- Link2
- Link3