Volta para a capa
Editoriais

Nº 2 -Julho de 2011

Prefeitura de BH na contra-mâo da História

 

Nº 1 - Junho de 2011

                   

                      Reclamo dos leitores

 

Nº 0 - Março de 2011

Novo formato Editorial: Minibuks

 

     É alvissareiro o surgimento de um novo formato editorial no momento em que o livro é passado para trás pelo “e-book”. Já se vê propaganda na TV, onde um feliz casal na beira da piscina folheia (digo, alisa) a tela de um monitor no formato de um livro. E a propaganda não é sobre o novo livro. O “e-book” está ali só para mostrar o quanto aquele casal é moderno, e mais: se você ainda não tem um, é porque você não está antenado com o mudo atual; é um ultrapassado.

     E o infeliz, sentado no sofá, vendo aquilo na TV; com pouca familiaridade com o livro; não sabe diferenciar direito um “pocket book” de um livro de arte; sabe apenas o que é capa dura e capa mole; nunca folheou um livro raro, se vê obrigado a conhecer aquela engenhoca, e talvez tenha que adquiri-la para não passar por ignorante na roda de amigos.

      20 anos atrás, discutia-se muito no meio acadêmico e editorial o desaparecimento do livro, diante das novas tecnologias da informação. Os mais sensatos diziam que o livro jamais desapareceria. Podem desaparecer as enciclopédias, dicionários, catálogos, talvez alguns manuais. Mas livros mesmo, no sentido de romance ou poesia, existirão para sempre. Pois bem, algumas obras de referência em papel já sumiram do mercado. Quem tem espaço em casa para acomodar uma enciclopédia de 20 volumes?.   Mas o “e-book” agora não traz apenas obras de referência. O espaço em casa já não comporta, também, tantos romances e livros de auto-ajuda.

     Tudo isso poderia indicar que a profecia sobre o desaparecimento do livro vai se concretizando. Mas, se estivermos atentos aos fatos, constataremos um renovado interesse pela literatura e pelo livro em particular; desconfio que até mais por este do que por aquela. As feiras e bienais (que são anuais) internacionais do livro estão aí para confirmar. Para animar ainda mais, temos agora as festas literárias: é FLIP, FLOP,  FLIPORTO, FLIPOÇOS , FLIMAR, FLIPA, FLIPOA etc. pipocando em todas as regiões do País.  

    Enquanto isso, o livro vai se transformando e se adaptando aos tempos. E não tem sido fácil, pois desde que Gutemberg criou o livro em folhas de papel grudadas na lombada, é difícil imaginar outra forma mais conveniente ao livro. Mas esse prodigioso invento vem adquirindo variantes como o “pocket book”, o nosso “livro de bolso”. E quando pensávamos ter esgotado as formas de portabilidade do livro, eis que surge mais um novo formato: o minibuk, ainda mais portátil do que o “livro de bolso”.

     Trata-se de um formato apropriado à edição de ensaios, poesia e textos mais breves, criado pela artista plástica e editora Liana Timm, da “Território das Artes”, uma editora de Porto Alegre. A coleção já conta com 10 lançamentos, e já que estamos falando, em última análise, de leitura, um deles enfoca os Enigmas da leitura: lendo com analfabetos e iletrados. Um ensaio e experiência relatada por Maria Helena Martins, doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, e diretora do Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (CELPCYRO). Um estudo que vem preencher uma lacuna no enfoque de um tipo diferenciado da leitura, da leitura do não-alfabetizado. Como diz a resenha, seu propósito e “dar um alce a quem lê e nem sabe disso e dar um toque em quem tem tudo para ler e mediar leituras, mas não está nem aí...” Como se vê, a proposta editorial dos Minibuks não é apenas inovadora, é promissora.

________________________

         

www.territoriodasartes.com/

   
   

TÃO BEM
Carolina Timm

Ensaio
Decoração – Utilidades domésticas
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-13-4
valor: 15,00

Diz a autora: Mil coisas vinham a minha cabeça até que recebi uma carta (AMEI receber uma carta em pleno séc XXI, escrita a mão, privilégio de poucos) de uma das minhas melhores amigas, a mais antiga, ela iria se casar em breve. Eu, por ter me casado antes seria uma espécie de porto seguro, mais experiente em como resolver e cuidar da casa, foi ai que me dei conta! Meu livro seria sobre isso! Sobre tudo aquilo que me faz bem. Cuidar da casa, receber amigos. Sobre coisas que já passei, sobre coisas que gostaria de estar preparada quando passar. É um livro relaxante, sua intenção é compartilhar ideias. Auxiliar mulheres e homens que se encontrem na situação de estar morando sozi-nhos, montando uma casa ou mesmo todos aqueles que não tem assim tão bem dotados o lado housewife, que não precisa ser sempre “desperate”.
É com prazer que compartilho meus pensamentos e um pouco das minhas ideias.

   

CATS
Vânia Falcão

Ensaio
Teoria de Literatura
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN:
valor: 15,00

A leitura de poemas de T.S. Eliot é um mergulho profundo na história do homem. Debatemo-nos num mar de conceitos, de impressões, de sentimentos, de visões. Retornamos encantados, tensionados e renovados pela imersão em tempos e espaços que recriamos. Sentamos, então, à margem e pescamos. Contudo, esse é um lazer envolto em preocupações: será que conseguiremos reunir fragmentos e restaurar um mundo que cai com a Ponte de Londres? A sugestão é que se faça como a andorinha e se procure repetidamente outro verão? Avance na leitura de CATS e você encontrará a resposta.

   

ENIGMAS DA LEITURA
Lendo com analfabetos e iletrados
Maria Helena Martins

Ensaio
Teoria de Literatura
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994
valor: 15,00

Apologia da não-leitura? Dos não-leitores? Ao contrário, o que se quer aqui é dar um alce a quem lê e nem sabe disso e dar um toque em quem tem tudo para ler e mediar leituras, mas não está nem aí ...

Também faço perguntas para as quais não tenho respostas: por que sistemas e métodos de ensino-aprendizagem deixam tanto a desejar mesmo com crianças e jovens sem carências maiores? Por que a importância de ler é tão alardeada, antes mesmo de ser a leitura melhor compreendida?

   

DE BEM COM A BALANÇA
Coma de tudo mas não tudo
Samantha Timm

Ensaio
Saúde
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-11-0
valor: 15,00

Diz a autora: (…) Depois de muitos anos na luta, no famoso engorda e emagrece, efeito sanfona, um dia eu falei para mim mesma: Agora chega’não aguento mais, isso e quero um resultado e quero esse resultado para a vida toda.
A partir daí, a coisa começou a funcionar.

   

À SOMBRA DE OUTRA SOMBRA
Paulo Roberto do Carmo

Poesia
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-09-7
valor: 15,00

O poeta tem mais de 10 livros individuais publicados e em 2000 recebe o Prêmio Nacional de Poesia Aphonsus de Guimaraens da Fundação Biblioteca Nacional. Neste livro aborda diversos assuntos e seus paradoxos expondo na palavra a fragilidade humana. Entre o desejo e a realidade interpõe a poesia como uma tentativa para amenizar as frustrações cotidianas.

   

UM ANIMAL ESPERA
José Eduardo Degrazia

Poesia
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-05-9
valor: 15,00

O autor, através da reflexão do mundo usa a linguagem poética para uma aproximação das questões sociais que se apresentam supostamente desgarradas do intimismo diário. Empurra para dentro do espaço privado o que parece desvinculado das questões mais pessoais e problematiza o afastamento crítico fazendo com que o sujeito se aperceba das reverberações que os acontecimento causam em tudo que é individual e subjetivo

   

DAS OPACIDADES DO MUNDO
Dione Detanico

Contos
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-08-0
valor: 15,00

Os contos de Dione Detanico abordam questões incomuns do cotidiano da vida. Busca situações em que o inusitado se apresenta, urdindo a escrita de maneira despretenciosa. Oferece ao leitor uma zona de conforto quase permanente. Entretanto num dado momento a narrativa começa a indicar novos matizes, supreendendo o interlocutor e proporcionando uma atmosfera de tensão que se contrai e distende até o final de cada conto. Um estranhamento se faz presente costurando as idas e vindas da narrativa.

   

A ORIGEM POÉTICA DO DIVÃ
Lenira Fleck

Ensaio
Psicanálise - Literatura
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-12-7
valor: 15,00

A autora busca em Goethe a inspiração do pai da psicanálise na escolha do icone divã, objeto em que gira toda a estrutura do processo de conhecimento humano invetado por Freud. Assim, os conceitos fundamentais da psicanálise são abordados de forma simples, criativa, envolvendo não só a produção poética de Goethe mas também algumas fronteiras entre estes dois pensadores.

   

COISA DE ARTISTA
Liana Timm

Curiosidades
Arte – Literatura – Música
Coleção minibuks
Formato: 9x17cm
64 páginas
ISBN: 978-85-63994-07-3
valor: 15,00

Diz a autora: Desde guria gostei de saber sobre a vida dos artistas. Suas manias e idiossicrasias. Quando encontrava algo curioso, anotava num caderninho, cole-cionando estes achados como joias raras. Um dia desses, arrumando algumas gavetas, qual a surpresa! Achei as anotações que nem acreditava existirem mais. Daí, para querer complementar os achados e partilhá-los com vocês, foi um segundo. Espero que aproveitem estas lendas que coleciono como coisas de artista.

                             

 

  

 

 

- Link1
- Link2
- Link3