Volta para a capa
Aniversário

     

        1º Ano do Tiro de Letra

                                                                                                    J.D. Brito

Entramos no ar da Internet em abril do ano passado, e no fim do mês contamos 226 visitantes. Nada mal, tendo em vista que não houve divulgação alguma do site. No mês seguinte levamos um susto: pulamos para 1287 visitantes. Em junho, tivemos 2803. Neste ritmo achamos que em pouco tempo estaríamos entre os sites literários mais visitados. Não foi bem assim. Chegaram as férias e uma leve caída no nº de visitantes. Mas em setembro, o nível de crescimento da audiência foi retomado. Neste mês tivemos 3246 e em novembro atingiu 4409 visitantes. Com a chegada do fim do ano, nova recaída que se prolongou até as férias de início de 2009. Em março o crescimento é retomado com 6841 visitantes e no mês de aniversário atinge 9037. O nº de páginas visitadas atingiu 21.148.  Este é o desempenho do Tiro de Letra ao longo de seu primeiro ano.

Tal desempenho nos anima a continuar e a melhorar o site, com a inclusão de outros itens referentes aos Mistérios da Criação Literária e a literatura em geral. No ano passado consolidamos algumas seções, tais como “Onde escrevo?”, que foi acrescida com fotos de mais de 100 escritores, de preferência em seu ambiente de trabalho. A seção de entrevistas célebres manteve sua periodicidade semanal, com destacados nomes e acrescida de entrevistas fictícias, porém verossímeis. O acervo de entrevistas conta hoje com mais de 50 nomes realmente importantes da literatura mundial. No final do ano incluímos o “Ranking lítero-acadêmico”, apresentando as teses e dissertações autorais apresentadas nas universidades brasileiras a partir do ano 2000. Trata-se de um indicador muito útil, bem recebido pelo público, mas apenas iniciado. Neste ano vamos completar o levantamento, incluindo todas as universidades do Brasil.

 

Como perspectiva, temos que encarar a profissionalização do site. Alguns de seus serviços terão que ser melhor regularizados; outros terão que ser criados de modo a compor um leque variado de informações úteis à quem se interesse por literatura. Uma seção que precisamos firmar é a publicação de inéditos, seja de autores menos conhecidos ou de autores famosos, mas ainda não publicados no Brasil. Neste sentido, e para comemorar nosso primeiro aniversário, brindamos os leitores com dois textos inéditos: 1) Voz Viva da América Latina, de Darcy Ribeiro. Um texto extraído de uma gravação realizada em 1978, que registra a conhecida verve do autor, além de anunciar o advento de um grande escritor. 2) Uma entrevista rápida do tipo “pingue-pongue” (com mais de 80 perguntas) com Roland Barthes, conduzida pelo filósofo Bernard-Henri Lévy, em 1977.

Como se vê, um dos propósitos do Tiro de Letra é resgatar textos que, de alguma forma, contribuam para desvendar ou botar mais lenha na fogueira dos Mistérios da Criação Literária. Já nos perguntaram por que ainda não publicamos nenhuma entrevista de Carlos Drummond de Andrade. Respondemos que ainda é cedo; que nossos entrevistados são mais antigos; mas que sua hora já está chegando.