Volta para a capa
Causos Literários
João do Rio & José Veríssimo
     Em 1904, João do Rio, nosso cronista maior do começo do século passado, resolveu fazer uma entrevista coletiva com mais de 40 ilustres escritores da época. Elaborou meia dúzia de perguntas e enviou a nomes como Olavo Bilac, Inglez de Souza, Sylvio Romero, Machado de Assis, José Veríssimo etc. 
     Nem todos enviaram as respostas, mas os que responderam resultou no livro O momento literário, reunindo todas as entrevistas e um capítulo explicando a recusa de alguns. Segundo a autor as ausências de alguns nomes se devem a “uma sensibilidade grande; a vaidade doentia, e a noção de responsabilidades graves e principalmente talvez a balbúrdia das idéias.” Por exemplo, Machado de Assis foi, benevolamente, incluído no primeiro caso. José Veríssimo “não gostou do inquérito, e numa roda chegou mesmo a dizer que era esse um processo de fazer livros a custa dos outros”.
    O comentário teve do autor uma irônica resposta: “Tamanha amabilidade impediu-me de insistir e obrigou-me a pedir a Deus que a produção da literatura nacional aumente. Só assim o sr. José Veríssimo não insistirá na pesca na Amazônia para continuar a sua série de Escritos e escritores”.

Fonte: RIO, João do. O momento literário. Rio de Janeiro: Garnier, 1904. 

Caso tenha algum causo digno de divulgação, envie-nos, para mantermos a seção

 

 

 

- Link1
- Link2
- Link3