Volta para a capa
Diretório da                                                  OFICINA LITERÁRIA

                                Oficina de Oswaldo Pullen

A Oficina Literária Oswaldo Pullen é voltada para a ficção em prosa: romances, contos e folhetins. Na Oficina, você aprende técnicas para construção de personagens e desenvolvimento de enredos, através de exercícios práticos, leitura de autores renomados, e desenvolvimento de seus próprios contos.

A oficina é um local de prática. Um local de troca de idéias, de produção e exposição de material. Os participantes exercem a leitura crítica, através do exame do material produzido e de outros textos trazidos pelo professor. Desde a construção de seus personagens, até a elaboração de uma trama bem construída, com suspense e desfecho interessante, você vai aprendendo como escrever um conto de sucesso.

Por outro lado, vai aprender que existe o protagonista, mas existe também o antagonista, porque senão a estória não tem graça. Vai aprender como construir os seus personagens e estruturar o seu enredo para prender a atenção do leitor até o final surpreendente ou empolgante! Vai ver que o protagonista tem o seu objetivo, e que o antagonista vai lhe atrapalhar até o final, e que tudo isto será o resultado do que você resolver!

Tudo isto, através de exercícios, e da confecção de suas próprias estórias.

Oficina Presencial (em Brasília)
Reunião semanal do grupo, onde são realizadas as seguintes atividades:
- Leitura e crítica do material produzido a partir do encontro anterior.
- Leitura de contos ou de trechos de livros
- Exposição de técnicas de escrita criativa .
- Exercícios de construção de personagens, desenvolvimento de enredos, criatividade, etc...
- Proposição de temas para a confecção de contos pelos participantes.
Está previsto também a realização de oficinas virtuais (On line)

Oswaldo Pullen Parente
tem um passado de empresário e de Analista de Sistemas. Trabalhou, durante as décadas de setenta e oitenta, em empresas estatais, onde exerceu funções de gestor em diversos níveis. Neste período pode observar a dificuldade dos técnicos, habilidosos na especificidade de sua profissão, mas com problemas quando se tratava da comunicação escrita.

De 1993 a 2000 foi Presidente da OWG – The Object Working Group, primeira Solution Provider da Microsoft em Brasília, e pioneira na tecnologia de Análise e Programação Orientadas a Objeto. Esteve todos esses anos ligado à consultoria e ao ensino, nas áreas de banco de dados relacionais e linguagens orientadas a objeto. Atuando também em outras áreas, sempre exerceu suas habilidades como escritor e cartunista, tendo publicado 270 tiras no jornal “O Correio Braziliense”, durante o ano de 1984. Foi Conselheiro efetivo do Conselho de Cultura do Distrito Federal. É autor dos livros “22 Poemas” e “Alípio Doidão”.

 

www.escritacriativa.net/escrita/index.php
Fone (61) 3344-2596 e (61) 8183-7998


 


 

- Link1
- Link2
- Link3