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Academia - Autores
Jorge Amado

Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

MACIEL, Lúcia M. Santos     Frederico A.L Góes         Ms.       UFRJ      2000

Título: Visitação à cidade religiosa da Bahia de Todos os Santos

Sinopse: O estudo do tratamento do pelo texto amadiano aos elementos do culto afro-brasileiro para compreensão de seu simbolismo no contexto da narrativa e análise da influência do imaginário africano na formação do sincretismo cultural.

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Autoria                -                  Orientação      -    Grau  - Local     - Data 

CARDOSO, João Batista    Henryk Siewierski      Dr.          UNB          2001    

Título: Ficção, ideologia e realidade no ciclo literário do cacau

Sinopse:

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Autoria              -                   Orientação        -        Grau - Local - Data

SANTOS, Lisiane Pinto     Jane Fraga Tutikian              Dr.    UFRGS  2008

Título: Relações de trabalho em Terras do Sem Fim, Gaibéus e Terra Morta: Universos que se tocam

Sinopse:Esta teve tem por objetivo examinar as relações de trabalho em contextos específicos, através de três obras representativas, à luz das questões estético-ideológicas do Romance de 30 brasileiro, do Neo-Realismo português e do Neo-Realismo angolano. Para tanto foram escolhidos os romances Terras do Sem Fim, de Jorge Amado; Gaibéus, de Alves Redol; e Terra Morta, de Castro Soromenho, enfocando a representação do trabalho e do trabalhador. A investigação, essencialmente bibliográfica, foi norteada por uma recuperação do pensamento ideológico que moldou a sociedade até o presente da produção das obras em estudo. Para isso foram recuperados os estudos de Platão, Aristóteles, Augusto Comte, Karl Marx, Georg Lukács e Lucien Goldman. A questão da ideologia direcionou a leitura realizada das obras. A tese foi dividida em duas partes, sendo que a primeira tem dois capítulos e compreende a fundamentação teórica; e a segunda parte possuiu três capítulos, que se referem ao estudo das obras brasileira, portuguesa e angolana, respectivamente. No primeiro capítulo, realizou-se uma recuperação da evolução ideológica da sociedade que se refletiram nas produções literárias. Já o segundo capítulo abordou a questão da ideologia dos períodos literários Romance de 30 brasileiro e o Neo-Realismo português e angolano. O primeiro capítulo da segunda parte apresenta a leitura feita do romance Terras do Sem Fim, no qual Jorge Amado procurou representar a sociedade cacaueira do Sul da Bahia. A leitura da obra portuguesa, Gaibéus, coloca em cena os trabalhadores colhedores de arroz da região do Ribatejo. Finalmente, o terceiro capítulo, examina a obra Terra Morta, na qual Castro Soromenho critica o colonialismo português. Enfim, ratificando a importância da temática estudada, entende-se que a investigação empreendida contribuiu sobremaneira para a comprovocação do objetivo proposto, isto é, a exclusão de classe que vitimiza os trabalhadores numa sociedade capitalista é similar nas três obras em estudo. Palavras-chave: Jorge Amado. Alves Redol. Castro Soromenho. Romance de 30. Neo- Realismo português e angolano. Trabalho.
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Autoria              -                 Orientação        -          Grau – Local  - Data

MUSSI, Maria Leonor B.       Sergio P. Adolfo                Ms.      UEL      2003

Título: Aspectos culturais e políticos da obra "Jubiabá" de Jorge Amado

Sinopse: A obra de Jorge Amado, datada de 1935, foi escolhida como alvo dessa pesquisa, por ser o primeiro romance do autor que possui como um dos aspectos o Candomblé, por intermédio do pai-de-santo Jubiabá, guia espiritual do negro Antônio Balduíno, herói popular dos anseios de integração dos negros à sociedade brasileira. A obra é permeada de trechos poéticos, amores e ideais de uma sociedade mais justa. As tradições afro-brasileiras são vistas tendo como cenário a Bahia, e com predominância das falas saídas da periferia, representando a pobreza em seus vários aspectos e encobrindo-a com cores do romance heróico, utilizando como exemplo a denúncia da exploração capitalista, mas também voltado para a elevação do herói positivo que tem sua trajetória rumo à consciência e à transformação social. O romance foi publicado em Portugal e traduzido para vários idiomas, também houve adaptações para o teatro, novela, rádio, cinema, televisão e história em quadrinhos. A literatura de Jorge Amado desta primeira fase produz transformações vividas pelo país, e mais que isso, indaga o tempo histórico de sua inserção, revelando empenho em compreender e participar desse tempo consagrado e voltado para a construção do futuro. A proposta desta pesquisa firmou-se em torno da relação entre a cultura afro-brasileira em seus vários aspectos, tais como: histórico, político, cultural e social e da construção da obra literária com caráter de denúncia social, colocando o negro como instrumento mediador entre o preconceito de cor e a luta por igualdade. Para tanto as partes foram assim distribuídas: 1a: origem e designação dos cultos africanos no Brasil: as casas de candomblé, pais e mães de santo, os Orixás e as macumbas do pai Jubiabá; 2a: Jorge Amado: a influência política, importância de sua participação no Partido Comunista Brasileiro e a escrita de Jubiabá; 3a: análise da narrativa: descrição dos terreiros, celebrações, literatura popular, as relações entre os personagens e estudo pormenorizado da obra.

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 Autoria                                Orientação        -        Grau - Local – Data

ANTUNES, Ana Luiza R.     Maria Eunice Moreira          Dr.  PUC/RS   2009

Título: Homossexualidade : a mestiçagem que Jorge Amado não viu : um estudo sobre as personagens homossexuais nos romances de Jorge Amado

Sinopse:Esta tese de Doutorado analisa a representação das personagens homossexuais masculinas nos romances de Jorge Amado, buscando identificar como se processa a exclusão dessas personagens do discurso central. Investiga ainda a possibilidade da inclusão do conceito de homossexualidade nos de hibridismo, alteridade e mestiçagem. O corpus é formado pelos romances do autor em que tais personagens aparecem: O país do carnaval, de 1931; Suor, de 1934; Jubiabá, de 1935; Capitães da areia, de 1937; Os subterrâneos da liberdade, de 1954; Gabriela, cravo e canela, de 1958 e Tereza Batista cansada de guerra, de 1972. A hipótese norteadora deste texto é a de que a forma de exclusão das personagens homossexuais nesses romances é a da desproblematização e da ex-centricidade, alijando a temática homossexual de um discurso centrado na heterossexualidade. A discussão e a análise de tal tema constitui-se no primeiro objetivo desta tese. Postula-se também a inclusão da homossexualidade, desqualificada pela literatura amadiana, nos conceitos de hibridismo, alteridade e mestiçagem, pela ampliação destes três últimos, considerados afins, recorrentes dentro da produção literária do autor baiano. A inclusão proposta forma o segundo objetivo do presente trabalho. O referencial teórico vem de Michel Foucault, para quem problematização e desproblematização são maneiras, respectivamente, de gerar ou excluir discursos sobre um tema. De Jacques Derrida foi tomado o termo excentricidade, como marginalização de um assunto que não interessa ao centro dominante. Dos Estudos Culturais, pelo pensamento de Peter Burke, Stuart Hall, Kabengele Munanga, e dos Estudos Pós-Coloniais, através de Hommi Bhabha, vêm as teorias necessárias à discussão dos conceitos de homossexualidade, hibridismo, alteridade e mestiçagem. Assim embasado, este trabalho insere-se na linha de pesquisa denominada Construções Teóricas do Campo Literário, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e procede de três instâncias: da Teoria da Literatura, ao analisar a forma de representação das personagens referidas e as estratégias do discurso de Jorge Amado; da Sociologia e da Antropologia, ao investigar os conceitos de ex-centricidade, desproblematização e homossexualidade; e dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, ao tomar destes campos os conceitos de híbrido, outro e mestiço para aplicálos às personagens em foco neste texto. Esta tese estrutura-se em quatro capítulos, antecedidos do texto intitulado As inquietações: à guisa de introdução, em que se explanam as razões para este trabalho e o referencial teórico que embasa a pesquisa. O primeiro capítulo, As teorias, discute os conceitos de desproblematização, ex-centricidade, hibridismo, alteridade e mestiçagem. O segundo capítulo, A homossexualidade, conceitua e delimita o termo e reúne aspectos históricos julgados relevantes para esta tese. O terceiro capítulo, O criador, apresenta episódios da vida de Jorge Amado que possam ter influído em sua leitura de mundo. O quarto capítulo, As criaturas, analisa a representação das personagens homossexuais nos sete romances de Amado em que elas aparecem. Em As respostas (possíveis), retomam-se as principais ideias do texto, relacionando-as às teorias e explicitando as conclusões a que se chegou. O Apêndice Dias de Salvador: de um caderno de viagem, contém poemas e fotos resultantes da estada da autora em Salvador, Bahia, onde participou como bolsista do intercâmbio PROCADPUCRS/PPGL, UNEB /PPGL, em janeiro de 2009. Reflete poeticamente uma experiência que se constituiu em parte importante desta tese. O Anexo traz a cópia xerox de uma carta de 1975 dirigida por Jorge Amado à professora Dr. Dileta Silveira Martins, da PUCRS, na qual o autor se refere, entre outras coisas, ao seu papel de escritor.

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Autoria              -                    Orientação        -        Grau - Local – Data

TOOGE, Marly D.A. Blasques   Lenita M.R. Esteves        Ms      USP      2009

Título: Traduzindo o Brazil: o país mestiço de Jorge Amado

Sinopse: O primeiro livro de Jorge Amado traduzido para o idioma inglês foi publicado nos Estados Unidos em 1945, pela Alfred A. Knopf Publishers, por meio de patrocínio do Departamento de Estado americano, que mantinha um programa de intercâmbio cultural como parte da Política de Boa Vizinhança do presidente Roosevelt. A literatura traduzida era, então, vista como um caminho para compreender o outro. Criou-se, a partir daí, um padrão de comportamento que perdurou por décadas. Érico Veríssimo, Gilberto Freyre, Alfred e Blanche Knopf, Samuel Putnam e Harriet de Onís foram atores importantes nesse cenário. Apesar de seu contínuo posicionamento de esquerda, após desligar-se do Partido Comunista no final da década de 1950, Jorge Amado tornou-se um bestseller norteamericano, como resultado dessa vertente diplomática e do renovado projeto de tradução (e de amizade) de Alfred A. Knopf. Entretanto, outras redes de influência também atuavam sobre a recepção da obra do escritor, fazendo com que ela fosse assimilada de forma própria, metonímica, diferente da que ocorreu em países do leste europeu, por exemplo. Esta pesquisa investigou a relação entre os atores mencionados, tais redes de influência e a representação cultural do Brasil na literatura traduzida de Jorge Amado nos Estados Unidos.
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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

ROSSI, Luiz G. Freitas         Heloisa Pontes                Ms.   Unicamp  2004

Título: As cores da revolução : a literatura de Jorge Amado nos anos 30

Sinopse: Esta dissertação pretende investigar as particularidades com que a questão racial foi abordada e tematizada pelo escritor Jorge Amado (1912-2001), em seus romances da década de 1930: País do Carnaval (1931), Cacau (1933), Suor (1934), lubiabá (1935), Mar Morto (1936) e Capitães da Areia (1937). Para tanto, estas obras buscaram ser analisadas à luz, de um lado, dos padrões e medidas pelos quais vinham sendo avaliadas para, então, compreender aquilo que Jorge Amado chamou de literatura proletária e, de outro, através das relações e atuações do escritor baiano junto a alguns dos intelectuais que vinham se debruçando sobre a situação do negro no Brasil, em especial Édison Carneiro (1912-1972), Arthur Ramos (1903-1949) e Gilberto Freyre (1900-1987). Procura-se, então, indagar os tratamentos que Jorge Amado dispensou ao negro e sua cultura nestes romances, sem perder de vista os projetos do escritor em formulá-Ios na chave de uma arte proletária
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OLIVEIRA, Isabella Dantas   Aleilton S. Fonseca         Ms.     UEFS    2005

Título: Do arruado a cidade: o percurso urbano em Tocaia Grande

Sinopse: Este trabalho é uma análise das representações de lugar e cidade, no romance Tocaia Grande: a face obscura, de Jorge Amado, verificando a construção de seu universo urbano na escrita ficcional. Pelo movimento interno das obras grapianas e pelo percurso urbano realizado pelas personagens, verificar-se-ão a experiência e a memória como matéria de criação do romance. Em Tocaia Grande podem-se buscar indicações discursivas e imagens que falam de uma cidade em construção. Nessa direção é possível afirmar que sobre tal cidade, ou em tal cidade, se exercita o olhar literário que sonha e reconstrói a materialidade da pedra sob a forma de um texto. O escritor, como espectador privilegiado do social, exerce a sua sensibilidade para criar uma cidade na ficção, traduzida em palavras e figurações imagéticas do espaço urbano e seus atores. Conceitos de representações de lugar e cidade seraão reexaminados, mais especialmente as representações literárias construídas sobre o espaço citadino. Tal procedimento implica em pensar a literatura como uma leitura específica do urbano, capaz de conferir sentidos e de resgatar sensibilidades aos cenários, as suas ruas e formas arquitetônicas, as suas personagens e as sociabilidades que nesse espaço têm lugar. E isso justifica que se trabalhe com a cidade-escrita construída através de trilhas discursivas nas obras de Jorge Amado. Na análise, verificam-se os elementos formadores do processo de urbanização como mostrados pela Ética literária, a partir do cenário cultural baiano/grapiana apresentado no romance em estudo, além de analisar o percurso dos elementos da urbanização, observando-os como elementos integrantes do tecido cultural dentro da cidade, e examinar a ação das personagens no processo de construção do espaço urbano, os sentidos restabelecidos, o enredo e o espaço. Objetivamos também, no terceiro e último capítulo, a partir de um estudo comparado, embora num corpus restrito, uma possível interlocução entre Euclides da Cunha e Jorge Amado, pontuando e evidenciando interseções, metáforas e representações, especialmente sobre as imagens de inferno e paraíso, nas cidades de Canudos e Tocaia Grande, que são recorrentes e convergentes nas obras desses autores: Os Sertões (1902) e Tocaia Grande: a face obscura (1984).

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NASCIMENTO, Renata M.S.   Ivia I.D. Alves                 Ms.    UFBA     2005

Título: Revisitações a Gabriela: uma experiência de leitura da recepção crítica do romance.

Sinopse: Esta dissertação tem como tema central a descrição e análise dos textos da recepção crítica do romance Gabriela, cravo e canela de Jorge Amado. Tendo sido o romance mais traduzido do autor e de grande êxito editorial, tanto no Brasil quanto no exterior, é interessante perceber como esta narrativa foi recebida pela crítica, principalmente por tratar de uma temática que aparentemente destoava do restante da produção literária do autor. Verificou-se, também, qual o momento de mudança de foco das avaliações críticas do romance. Para isto, foram analisados, à luz dos estudos da Recepção Crítica, textos dos anos de 1958 e 59, da década de sessenta e da década de noventa do século XX.
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FONSECA, Pablo de las Torres S.  Eli de Fátima N. Lima  Ms     UFRJ    2005

Título: Jorge Amado Constituinte e Literato.
Sinopse: Nosso trabalho tem como objetivo estudar a curta, mas importante experiência do escritor Jorge Amado como um dos realizadores da Carta Constitucional de 1946, pelo PCB, após a experiência da ditadura do Estado Novo no Brasil. Para dar conta de parte de sua intensa atividade empregamos esforços em dialogar com diversas áreas das Ciências Sociais, tais como a Sociologia, História, Ciência Política e a Crítica Literária, revelando traços do escritor, constituinte e intelectual ativo naquela sua conjuntura em defesa da democracia e da liberdade aqui e alhures.
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HADDAD, Lara Gervásio      Sérgio Paulo Adolfo          Ms        UEL    2007

Título: O status da ilustração em Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado

Sinopse: O presente trabalho tem por objetivo geral efetuar leitura analítica de doze ilustrações do romance Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado. Deste total, nove se encontram na primeira edição brasileira, publicada pela Livraria Martins Fontes Editora, em 1972 e três são capas de edições estrangeiras publicadas na Eslovênia, Eslováquia e Holanda. Dentre as trinta e duas imagens presentes na edição brasileira, elegeu-se a capa, as três primeiras vinhetas de abertura e as xilogravuras que marcam o início dos cinco capítulos do livro. A seleção foi feita para aprofundarem-se as análises dando destaque à presença de símbolos do imaginário do candomblé e, também, à semelhança entre as ilustrações e as xilogravuras que ilustram os folhetos do cordel nordestino. Para dar conta do artefato teórico acerca da ilustração, foram escolhidos os estudos, pioneiros no Brasil, feitos pelos pesquisadores Luís Camargo e Ricardo Azevedo. O trabalho visa contribuir com os estudos da ilustração na obra de ficção literária adulta, ainda em embrião.
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CECCHINI, Paricia Lourenço    Regina H.M.A. Correa    Ms       UEL       2004

Título: De Jubiabá brasileiro para Jubiabá norte americano

Sinopse: Muitos tipos de tradução podem ser descritos como experiências culturais do tradutor. O tradutor, antes de tudo, é um facilitador no processo de transmissão e recuperação cultural; ele é a ponte entre o leitor e a leitura , pois a tradução não está restrita somente ao ato lingüístico de mudança de código, mas também à comunicação intercultural. Através do tradutor ocorre a compreensão da outra cultura, compreende-se que esta atividade tem como objetivo levar a mensagem a quem se traduz, além de discernir para que se traduz. Com a consciência tradutológica carrega-se a consciência de perdas e ganhos no processo da tradução. Nesta dissertação analisar-se-á, pois, a obra Jubiabá, de Jorge Amado, mediante a comparação entre expressões e termos culturalmente carregados pela simbologia afro-brasileira e correspondente da obra traduzida para o inglês, publicada nos Estados Unidos com o mesmo título por Margaret Abigail Neves. Em primeiro lugar, será feito o cotejamento de trechos do romance, em português, nos quais haja termos com uma forte conotação cultural religiosa. Em seguida, este trabalho buscará fazer a busca das equivalências na tradução em inglês. Os excertos, de maneira imediata, serão separados por temas diversos a serem analisados, iniciando-se, assim, o exame de elementos culturais, de modo que se possa verificar como esses elementos são tratados na tradução. Os temas variam em palavras e expressões de origem religiosa, regional e ideológica. O intuito é relatar possíveis alterações lingüísticas ocasionadas pela dificuldade de transporte de elementos extralingüísticos. Algumas sugestões serão averbadas quanto à tradução de certos termos considerados inapropriados. Esta preocupação deve-se ao fato do enredo da obra estar permeado de valores culturais, ou seja, a vida do protagonista revela-se rica em elementos culturais, os quais aparecem na obra de maneira explicitamente retratada. Será abordada, é claro, a análise da tradução feita por Margaret Abigail Neves e de excertos da obra Jubiabá, à luz da tradução como uma experiência intersubjetiva e intercultural do tradutor. Procurar-se-á concluir, pois, quanto esta experiência limita ou, ao contrário, auxilia este tradutor na definição do termo que vai usar para que seja mantida a correspondência entre os dois idiomas. Por essas dificuldades o leitor norte-americano, muito provavelmente, tenha percebido o sentido mais geral da obra, isto é, a proposta do autor com relação aos problemas de raça e às diferenças sociais. Todavia, é pouco provável que com esta tradução ele tenha absorvido o sentido jocoso, divertido e, às vezes, dramático da obra de Jorge Amado, bem como a importância do sincretismo religioso no contexto cultural do Brasil, principalmente entre as classes subalternas. Os aspectos relacionados com a esperteza do brasileiro comum, seu senso de humor para lidar com sérios problemas sociais, sua relação com as crenças religiosas - aspectos que são elementos estruturais da obra original - tira a obra, ao que se pôde analisar, do lugar-comum de um romance que trata de diferenças raciais ou sociais, como outras centenas de milhares de romances e novelas a serem encontradas pelo mundo, e a coloca como um romance diferenciado, interessante e, para dizer o mínimo, inteligente. Chega-se à conclusão, entremeios, que estes aspectos (idiosssincráticos a uma experiência cultural sempre concreta) estão razoavelmente prejudicados nos traslados de uma via tradutória (o que, para o bem ou para o mal, aparece registrado em todo esforço de tradução de obras culturalmente enraizadas e orgânicas).
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GOMES, Valdevino Tabajara   Mary Garcia Castro        Ms.   UCSAL   2005

Título: O bando como a família possível: leitura plural de Capitães da Areia de Jorge Amado

Sinopse: Análise da questão familiar do menor abandonado ( meninos e meninas de rua ) assim chamados na década de 30 os menores de classe baixa frutos da marginalidade suas influências, suas relações no universo de vida e o cotidiano (o bando como a família possível). O corpus principal de análise deste trabalho foi o romance Capitães da Areia de Jorge Amado, publicado em 1937, tratado, aqui, numa visão social, uma vez que essa obra enquadra-se no horizonte da Família, da Sociedade e da Contemporaneidade, permitindo fazer uma saudável integração interdisciplinar.
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TOLLENDAL, Eduardo José    Suzi Frank Sperber        Dr     Unicamp  1997

Título: Arte revolucionaria, forma revolucionaria : a literatura politica de Jorge Amado e Alejo Carpentier

Sinopse: No campo dos estudos comparados, este é um trabalho de análise e interpretação dos romances Jubiabá, Mar morto, Terras do sem fim, de Jorge Amado, e Écue- Yamba-Ó e La consagración de la primavera, de Alejo Carpentier. São romances que se aproximam por conciliarem o enfoque da situação do negro no espaço do subdesenvolvimento - tema herdado do regionalismo naturalista com a denúncia do capitalismo e da sociedade de classes. Representariam, portanto, uma linhagem "engajada" da tradição regionalista, que se desenvolve na literatura da América latina, em sintonia com o fenômeno de politização da vida e da cultura desta sociedade a partir dos anos 30, sob a influência da teoria marxista. Às motivações da consciência diante das questões sociais, que justificam o desenvolvimento deste tipo de romance, acrescente-se o impulso legitimador promovido pelo "prestígio" do realismo socialista. A descrição destes romances - numa perspectiva sócio-antropológica, em que tem destaque o delineamento das relações afetivas como sintoma da dominação de classe -- permitiu a identificação de procedimentos que caracterizam as variações desta tendência na obra de cada autor. Neste sentido, procuramos verificar o problema, presente em toda literatura política, da adequação entre a autonomia da forma e as determinações da ideologia. As soluções encontradas por Amado e Carpentier irão dizer da excelência de suas narrativas, enquanto arte revolucionária, segundo os princípios da estética marxista
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BRIVIO, Gsutavo R. Barros    Cecilia Maria Bacelar     Ms       UFBA   2010

Título: Representações sobre a prostituição feminina na obra de Jorge Amado: um estudo estatístico

Sinopse: O presente trabalho se insere no campo dos estudos de gênero. Em seu desenvolvimento, procurou investigar, na literatura do romancista Jorge Amado, as representações sobre as personagens femininas que se prostituem. Nesse sentido, gênero, raça/etnia, idade/geração e classe social foram consideradas dimensões básicas constituintes das representações analisadas. A amostra do estudo foi composta por 888 personagens femininas. Inicialmente, com o intuito de caracterizá-la, empreendeu-se um estudo descritivo a partir da freqüência das seguintes variáveis categóricas: ocupação, classe social, estado conjugal, raça/cor e etnia, idade/geração; corpo, corpo erotizado, violência de gênero contra a mulher e violência sexual contra a mulher. Em seguida, a investigação restringiu-se apenas às personagens envolvidas com o universo sócio-ficcional da prostituição. Nesse momento, além do estudo descritivo, procurou-se analisar os cruzamentos entre as variáveis categóricas acima destacadas, atentando para a complexa dinâmica das intersecções entre os diversos marcadores sociais em questão. O teste estatístico qui-quadrado foi utilizado para determinar a possível existência de associações significativas entre o conjunto das variáveis apresentadas. Os resultados encontrados revelam que a literatura amadiana contribui para a difusão de representações marcadamente patriarcais sobre suas personagens femininas, entre outros, ao polarizar suas mulheres em duas categorias dicotômicas: do lar e prostitutas. No âmbito das relações étnico-raciais, a obra do autor baiano influencia na perpetuação das imagens sobre a sensualidade natural e exuberante sexualidade das mulheres racializadas. Além disso, pôde-se verificar que a classe social não aparece como determinante para a maior ou menor exposição das meretrizes de Amado à violência de gênero.         

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Autoria                 -                 Orientação         -        Grau - Local -  Data

SOUZA, Paulo de                Roberto Sarmento Lima      Dr.      UFAL    2006

Título: Seara Vermelha : discurso ideológico/partidário e suas implicações no estético

Sinopse: Esta pesquisa realiza uma análise da obra Seara vermelha, do escritor Jorge Amado. Procura demonstrar que o projeto político-ideológico do Partido Comunista manifesta-se explicitamente na construção da narrativa dessa obra e avalia o quanto e de que maneira isso se reflete na elaboração estética da obra. A demonstração da presença da ideologia políticopartidária na narrativa faz-se, inicialmente, a partir da análise de elementos extratextuais da própria obra: título, epígrafes e dedicatórias. Também é demonstrada a infiltração da ideologia político-partidária no enredo do romance pelo estabelecimento de conflitos na narrativa que representam literariamente o conflito de classes existente na sociedade capitalista e pela construção da personagem Juvêncio como um herói típico do Realismo socialista. Contrariando a concepção de que a presença do discurso ideológico-partidário compromete sempre o valor literário da obra amadiana, a pesquisa revela a existência de um trabalho de elaboração estética em momentos narrativos de Seara vermelha nos quais o projeto político-ideológico evidencia-se explícita ou implicitamente. Em contrapartida, também há momentos narrativos em que fica evidente o prejuízo da construção literária em favor da justificação de teses do Partido Comunista. Tendo em vista o fato de a presença do discurso ideológico-partidário ora comprometer o trabalho estético da construção narrativa, ora imbricar-se na trama romanesca sem prejuízo algum para a estética da obra, chega-se à conclusão de que não é a presença ou a ausência do discurso ideológico-partidário que torna a obra amadiana melhor ou pior trabalhada do ponto de vista estético. Em Seara vermelha, a maior ou menor manifestação do estético deve-se, sobretudo, à mediação que se faz ou que se deixa de fazer, em dados momentos da narrativa, do discurso ideológico-partidário pela forma literária. Essa mediação é mais intensa ou menos intensa conforme a prioridade que se dá, em momentos distintos da narrativa, ao fato literário ou ao projeto político-ideológico.
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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

GARCIA, Ana Margarita B.   Vera Lucia R.C.A               Ms      UFAL    2007

Título: A presença yoruba nas literaturas cubana e brasileira: o sagrado no realismo maravilhoso de Jorge Amado e Manuel Cofiño

Sinopse: São inúmeras as semelhanças culturais entre Cuba e Bahia, nas características da composição étnica e cultural em que o aporte de varias raças vindas das mesmas regiões geográficas criaram uma mistura cultural que apresenta pontos em comum na musica, na dança, na culinária e principalmente no referente à religião dos afro-descendentes. Também a literatura, integrando a face simbólica dessas culturas, não poderia deixar de recriar essa realidade. Nesta pesquisa me proponho comparar dois romances latino-americanos dessas regiões. Eles são O Sumiço da Santa do escritor brasileiro Jorge Amado (1912-2001) e Cuando la sangre se parece al fuego do cubano Manuel Cofiño (1936-1987). As obras apresentam pontos de convergência de um diálogo intercultural do qual participam as deidades da religião yoruba o que permite que ambos apresentem elementos de um confronto de culturas e raças que serão estudados a partir da categoria do sagrado africano. Para o estudo do sagrado dirigimos nosso olhar principalmente para os trabalhos de Èmile Durkheim (1996) que define o sagrado como um fato social. Como o sagrado africano aparece nas obras utilizando o procedimento do real maravilhoso incluímos também essa categoria baseando nosso estudo na obra de Irlemar Chiampi (1980) que incorpora o elemento magia dentro da categoria maravilhoso. Foi possível constatar que a inter-relação dos personagens humanos com os personagens divinos, através do procedimento do real maravilhoso possibilitou, nos primeiros, um entendimento do passado com o presente e a compreensão das particularidades de uma sociedade, em que a mistura racial deu passo a uma mestiçagem cultural que a caracteriza.
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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local  –  Data

NUNES, Adalgisa M. Oliveira  Sandra L.A.A Reimão     Ms   UniMet/SP  2008

Título: Dona Flor e seus dois maridos: o livro e a minisérie

Sinopse: Este trabalho é centrado na análise de Dona Flor e seus dois maridos, minissérie produzida pela Rede Globo de Televisão em 1997, para o horário das 22 horas e veiculada na emissora, em 20 capítulos. Com direção geral de Mauro Mendonça Filho foi adaptada por Dias Gomes, com co-autoria de Marcílio Moraes e Ferreira Gullar a partir do romance homônimo do escritor baiano Jorge Amado, publicado pela primeira vez em maio de 1966 pela editora Livraria Martins, com tiragem de 75 mil exemplares. Nosso objetivo foi verificar qualitativamente o tratamento dado a um tema específico, presente no romance e na minissérie, qual seja, a culinária, na passagem do romance para o produto televisivo, sob o foco do erotismo. Como metodologia utilizamos o método qualitativo, e como técnica, a análise de conteúdo. Demonstrou-se que na passagem do romance para a televisão, a culinária foi retratada de forma menos erotizada, em relação ao livro, em função da exigência do suporte, bem como sua inserção tratou de evidenciar o caráter regional da minissérie.(AU)
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Autoria              -                  Orientação        -        Grau -  Local –   Data

BARBOSA, Luciana Santos   Yvone Dias Avelino          Ms       PUC/SP  2010

Título: Aureliza Alves do Nascimento (1927-1971) em busca do recomeço: mulher, prostituição e violência em terras jorge-amadianas

Sinopse: Esta pesquisa gira em torno das questões de gênero, tradição oral e literatura, a partir do cruzamento que se faz da história de vida de Aureliza Alves do Nascimento e das histórias fictícias do escritor baiano Jorge Amado. Aureliza não aceitou a realidade que lhe foi imposta e a humilhação de ser traída por seu marido na pequena cidade de Ibicaraí, no sul da Bahia, e foi buscar o recomeço na grande São Paulo. Para este recomeçar ela partiu numa jornada onde tentou recuperar seus filhos, abandonados temporariamente por ela na Bahia, quando ocorreu sua fuga, enfrentando os obstáculos criados pelas relações sexistas que assolam até hoje esses dois espaços que ela ocupou
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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

PENA, Aline Ribeiro     Odilon Pinto de Mesquito Fº     Ms      UESC    2010

Título: A morte é um carnaval: os discursos sobre a morte de Quincas Berro Dágua, no romance A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado

Sinopse: A presente dissertação tem como objetivo analisar aspectos do funcionamento dos discursos sobre a morte de Quincas Berro Dágua, no romance A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, de Jorge Amado. O resultado das análises mostra que o tema da morte, na referida obra, constitui uma formação ideológica que dá origem a duas formações discursivas. Serão consideradas as condições de produção desses discursos, a fim de chegarmos aos efeitos de sentidos que fazem com que cada um reflita uma visão de mundo estabelecida pela morte do protagonista. Para a fundamentação teórica, empreendemos um estudo bibliográfico acerca do dispositivo teórico e do dispositivo de análise com que trabalharemos: como dispositivo teórico, a Análise do Discurso de linha francesa, com base nas proposições de Michel Pêcheux e de outros teóricos; e como dispositivo analítico, a teoria literária da Carnavalização, desenvolvida por Mikhail Bakhtin.

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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

SÁ, Alzira Queiroz G.T.    Márcia Rios da Silva             Ms      UEBA    2008

Título: Do pé ao corpo da página: a recepção crítica de Gabriela, cravo e canela

Sinopse:

Este estudo descreve e analisa a recepção crítica do romance Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado, cotejada em textos produzidos pela crítica impressionista, denominada “crítica de rodapé,” veiculados em jornais e revistas; pela crítica acadêmica produzida no âmbito das universidades brasileiras, sob a forma de ensaios publicados em revistas especializadas, dissertações de mestrado e teses de doutoramento e por histórias de literatura no período de 1958 a 1998. Busca também compreender, a partir de propostas da crítica literária e da crítica cultural contemporânea, as condições históricas, políticas e culturais que interferem na diversidade dos discursos e procedimentos interpretativos refletidos na leitura e avaliação crítica do romance, considerado como um marco divisor na trajetória literária do escritor Jorge Amado. Para tanto, discute os textos inventariados e traça um percurso da crítica literária, destacando os eixos de continuidade e rupturas entre gerações de críticos, suas tendências e movimentos de aceitação e rejeição da narrativa amadiana. No rastro do inventário crítico dos anos de 1958 a 1969, a pesquisa procura demonstrar que os julgamentos do romance Gabriela, cravo e canela, fundamentados nas idéias políticas, na estética vigente ou na tradição literária da crítica impressionista, deslizam para novos conceitos e novas formas de abordar o fenômeno literário no contexto da crítica acadêmica produzida entre 1970 e 1998.

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Autoria                 -                Orientação      -          Grau  -  Local  -  Ano

OLIVEIRA, Ana A. Morais de   Constância L. Duarte     Ms       UFRN     1996

Título: De Ofenisia a Gabriela:a superação de um arquétipo

Sinopse:Ofenísia é uma personagem que não atua diretamente no enredo de Gabriela Cravo e Canela, porém, abre a fecha o círculo das personagens femininas desse romance de Jorge Amado. O narrador introduz os capítulos com diferentes composições líricas do cancioneiro popular - rondó, lamento, cantiga para ninar e cantar de amigo - dedicando-as respectivamente a Ofenísia, Glória, Malvina e Gabriela. À medida que percorremos os capítulos e essas composições que contam e cantam as histórias das personagens, ficam evidentes as relações existentes entre elas, tendo sempre Ofenísia como modelo. Partindo de Ofenísia e a ela retornando, o narrador configura o círculo através do qual apresenta aspectos referentes ao feminino e discute a questão de gênero no romance em análise.

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Autoria                -               Orientação         -      Grau   -  Local  -  Ano  

CARVALHO, Anne C. Santos  Elizabeth S. Ramos      Ms        UFBA     2008

Título: Os Pastores da noite : uma releitura intersemiótica

Sinopse:

A adaptação recontextualiza a obra escrita gerando outras imagens e reinscrevendo-a numa ouytra realidade na qual é recebida. Adaptar envolve transformar e (re)construir de acordo com certas convenções e restrições dependentes do tempo e do lugar em que a adaptação ocorre, assim como do público a que se destina. A opção por suprimir, acrescentar, modificar o texto literário transposto para as telas está vinculada, diretamente, ao objetivo e às condições de trabalho do tradutor. Uma vez traduzidas para os meios audiovisuais, as obras literárias deixam de estar no centro de uma estrutura e passam a estar fora dela. Assim, o que é centro/cânome em uma determinada região pode ser marginal em outra e vice-versa, já que o centro da estrutura vai depender da cultura local. O objetivo deste trabalho é investigar, na adaptação do romance "Os pastores da noite" para a televisão, as características de romântico, sedutor e anarquista não raro atribuídas a Jorge Amado e analisados por Ana Maria Machado.

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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

ANTUNES, Ana Luiza R.   Maria Eunice Moreira          Ms     PUC/RS  2006

Título: Homofobia em Jorge Amado? As personagens homossexuais em Capitães da Areia e Tereza Batista cansada de guerra.

Sinopse: Esta dissertação de Mestrado analisa a apresentação das personagens homossexuais em dois romances de Jorge Amado: "Capitães da areia" e "Tereza Batista cansada de guerra", cujas primeiras edições datam de 1937 e de 1972, respectivamente. Tal análise é realizada à luz do pensamento de Lucien Goldmann, filósofo e estruturalista francês, que faz uma síntese entre a estrutura das obras e o modo como a sociedade é representada nelas, descobrindo nessa relação uma homologia. O presente trabalho busca elucidar se a forma despectiva pela qual Jorge Amado apresenta as referidas personagens, nos romances enfocados, justifica-se pela conjunção espaço-temporal do autor. Procura-se identificar se houve mudanças entre a forma pela qual são apresentadas essas personagens em "Capitães da areia" e em "Tereza Batista cansada de guerra", evidenciando uma evolução do pensamento do romancista quanto às questões sociais relacionadas às minorias sexuais, em especial à homossexualidade. Também se busca averiguar a possibilidade de que a caracterização depreciativa dos homossexuais nos dois romances possa ser explicada como uma estratégia do autor para evidenciar a exclusão social desses indivíduos, nas épocas retratadas nas obras escolhidas como objeto deste estudo.

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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

SOUZA, Antonio Pereira    Yvone Dias Avelino           Ms    PUC/SP  1999

Título: Tensões do Tempo: A saga do Cacau na ficção de Jorge Amado

Sinopse: A proposta desta dissertação é compreender aspectos da convivência desse universo social do sul da Bahia, construído a partir das lutas em torno do plantio do cacau, reveladas num sistema de mando e obediência travados nos idos tempos do final do século XIX até os anos 30 do século XX, tomando-se como fonte principal os romances Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus, de Jorge Amado. É de uma base formada pela História Social e por dois romances de Jorge Amado que este meu estudo coloca os problemas de interpretação, como busca dos sentidos e significações das experiências na sua historicidade, querendo saber o que os textos amadianos referenciados dizem, o que eles podem dizer e o que eles quiseram dizer num dado momento. A proposta inicial é compreender o espaço que mais tarde se transformou em terras do cacau, possibilitando uma experiência e sociabilidade que se configurou num quadro cultural sintetizado na "civilização do cacau"; em seguida, a dissertação valoriza as lembranças e as experiências de Jorge Amado que resultam na criação de suas diferentes obras e dos dois textos sob estudo. Por Fim, o estudo desvenda essa aventura do desbravamento das terras do sul da Bahia,que fizeram dos desbravadores, senhores poderosos, donos de imensa riqueza e de poder sem limites. Nessa perspectiva, as ações de cada sujeito dse fizeram códigos cronológicos, ordenadores de diferentes atitudes, unidades temporais específicas reveladoras dos traços de convivência naqueles instantes do viver

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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

VEIGA, Benedito J.A Araújo  Ivia Iracema D. Alves     Dr.   UFBA    2001        Sinopse: Ah! Dona Flor, Dona Flor... (memória da vida cultural baiana)

O romance "Dona Flor e seus dois maridos" de Jorge Amado, sua divulgação inicial, o contexto em que foi produzido e suas repercussões do calor-da-hora, tomando por base o registro resgatado em periódicos e a recepção crítica. A vida cultural em Salvador no momento da chegada dessa ficção amadiana. O quadro político de exceção, a censura e as sobras da "avant-garde na Bahia". O papel de Jorge Amado como articulador das manifestações culturais na província. A quebra de fronteiras entre os níveis culturais, o crescimento da mídia eletrônica e a obra de arte como produto cultural. Os lançamentos mais importantes de "Dona Flor" em 1996. O "lançamento d'Ajuda" e os instrumentais ritualístico-performáticos e publicitários utilizados; os lançamentos de São Paulo e do Rio de Janeiro (Estado da Guanabara); outros lançamentos em Salvador. Jorge Amado, a construção de sua persona e sua heroína do momento. "Dona Flor", a mídia cinematográfica, o período 1975-1976. A "Dona Flor" de Bruno Barreto: seu pioneirismo no comércio de pólo turístico na Bahia, o congresso internacional da ASTA, no Rio de Janeiro, e a presença da Bahia. Reformulações de imagens da baianidade (da mulher brasileira/baiana) e a apropriação de traços da cultura negra pelos governantes e grupos hegemônicos/comerciais.

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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

DAMIANI, Carlos H. Hanke    Geraldo C. Nascimento   Ms    UniTui    2005

Título: Dona Flor e seus dois maridos: da literatura à tevê..

Sinopse: Esta dissertação trata da adaptação do romance Dona Flor e seus dois maridos, de autoria de Jorge Amado, para o formato de minissérie de televisão. Tem por objetivo analisar de que forma se dá a passagem de um meio/veículo a outro, ou seja, estudar a atividade tradutória de obras literárias para veículos audiovisuais. Este processo não se esgota na transposição do texto literário para um outro veículo, identificando-o como um processo cultural bastante complexo e composto por um universo multifacetado onde atuam em cadeia o autor do texto de partida, o tradutor/adaptador/intérprete, o veículo para o qual a obra está sendo transposta, os receptores e o contexto contemporâneo. A partir da releitura do romance (texto de partida) e da posterior análise da obra imagética (ponto de chegada), será feito um estudo considerando a relação entre os signos verbais e imagéticos envolvidos no processo de transmutação do romance. Esta análise tem por base a Semiótica Greimasiana, enfatizando seus aspectos narrativos, discursivos e figurativos, e conta com um amplo material de apoio oriundo de outras bases teóricas e de um levantamento feito sobre produções já realizadas em televisão, cinema e literatura. Palavras-Chave: Literatura, televisão, adaptação, minissérie; narratividade; figuratividade; discursividade

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Autoria              -                  Orientação        -        Grau - Local – Data

ANDRADE, Celeste M. P.    Antonio Pedro Tota            Dr.    PUC/SP 1999

Título: Bahia, cidade - síntese da nação brasileira: uma leitura em Jorge Amado

Sinopse

Este estudo trata da cidade da Bahia presente na ficção do escritor Jorge Amado, a qual corresponde a um espaço específico da Bahia: a cidade de Salvador vista como aquela que reúne as características ideais para representar a nação brasileira. Parte-se do pressuposto de que essa ficção tem uma função compensatória, no sentido de positivar a imagem da Bahia, pelo fato dela ter perdido a sua importância político-administrativa e econômica no cenário nacional, a partir do século XIX. Para tanto, o escritor constrói imagens de uma Bahia detentora de uma singularidade: ser a guardiã das tradições brasileiras. Acompanha-se de uma análise das narrativas, considerando-se a noção de "tradição inventada", em Eric Hobsbawm, tomando-se a tradição como referência a Salvador, cidade-síntese da Bahia e da nação brasileira. A análise orienta-se por dois construtos básicos: Modernismo e Regionalismo, cujo conteúdo faz parte da emergência da discussão em torno do nacional, a partir dos anos 30, incluindo o discurso sobre a tradição nordestina e baiana. Utilizam-se alguns romances que tratam de espaços diferenciados da Bahia, a exemplo do Sertão, Sul e Recôncavo baiano, privilegiando-se dois títulos: "Bahia de Todos os Santos": guia de ruas e mistérios (1945) e "Tenda dos Milagres" (1969), que melhor respaldam a tese de singularidade da Bahia no Brasil, cujo suporte teórico é a aproximação entre história e literatura.

           

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