Autor Orientador Grau Local Data
BRAUNER, Eugenio F. Antonio M.V. Sanseverino Ms UFRGS 2010
Título: Entre as quatro linhas : da crônica sobre o futebol ao colunismo esportivo ou da profissionalização do futebol e do cronista.
Resumo:
O presente trabalho discute o surgimento, o desenvolvimento e o fim da crônica esportiva. De início, a relação entre a crônica o futebol era às turras, já que o referido esporte era considerado uma coisa estrangeira, praticada pela alta sociedade. Com a entrada dos homens de letras no mundo da crônica esportiva, casos de José Lins do Rego e Nelson Rodrigues, a crônica passou a ter um papel fundamental na criação de um certo imaginário futebolístico, como a mística do Flamengo, a realeza de Pelé, a camisa canarinho e o complexo de vira-latas, por exemplo. Por fim, no momento em que a literatura abandona a crônica esportiva, fica a opinião e o vocabulário do especialista, do cronista esportivo que discute esquemas táticos e escalações. O literato é substituído pelo especialista em futebol, um analista, um ser racional para contrapor a passionalidade do torcedor. A crônica deixa a literatura para se tornar um simples colunismo.
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Autor Orientador Grau Local Data
COSTA, Leda Maria Guillermo F.G. Schmidt Dr UERJ 2008
Título: A trajetória da queda: as narrativas da derrota e os principais vilões da Seleção Brasileira em Copas do Mundo
Resumo:
Os vilões do futebol são filhos da derrota. Desde 1950 e a tragédia do Maracanã, passamos a sistematicamente tentar encontrar as razões de algum fracasso do selecionado brasileiro, procurando responder à pergunta: Por que perdemos? A partir desse questionamento, a derrota é situada no tempo e no espaço, seus mais relevantes acontecimentos são expostos e encadeados numa seqüência. A derrota é então narrada. E nas narrativas da derrota o protagonista é sempre o vilão, ou seja, aquele jogador cujas ações serão compreendidas como a causa fundamental do malogro dentro das quatro linhas. Ao enfocar a figura do vilão do futebol, este trabalho visa abordar o modo pelo qual as principais derrotas do selecionado brasileiro de futebol foram narradas em contos, crônicas, jornais, em produções cinematográficas etc. Através desse percurso, tentar-se-á investigar alguns significados que a derrota assume no Brasil, assim como todo um imaginário do fracasso que se revela por intermédio das narrativas da derrota e dos principais personagens: os vilões
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Autor Orientador Grau Local Data
ALFREDO, João Carlos Berta Waldman Ms Unicamp 1996
Título: Futebol futeboleres: uma representação do esporte na literatura brasileira nas decadas de 1910 e 1920 .
Resumo:
Este ensaio analisa a relação entre o futebol e alguns textos - literários ou não - da época em que este esporte foi introduzido no Brasil, até o Estado Novo. Seu objetivo é estudar as implicações sociais e históricas na estrutura dos textos e na compreensão do esporte, sendo o conceito de nacionalismo em seus vários sentidos a base da maioria dos escritos. Este fato justifica as referências às principais teorias sobre o futebol no primeiro capítulo. Pelo menos há lampejos delas em muitos dos textos estudados
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Autor Orientador Grau Local Data
ROCHA Fº, Zaldo A. B. Eleonora Cavalcante Albano Dr Unicamp 1997
Título: Som e ação na narração de futebol do Brasil
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a locução de futebol como uma narrativa oral do gênero épico, revelada a partir de um duplo sincronismo entre a performance do locutor, isto é, entre a criação e a interpretação de um texto, diante de um determinado público, e a ocorrência simultânea da ação a ser narrada, ou seja, do jogo propriamente dito. Num primeiro passo, ainda introdutório, procuro tecer algumas considerações preliminares acerca do universo futebolístico, da sua literatura, sua história e seu vocabulário; sua relação com o rádio, a TV e os profissionais da narração esportiva. Num segundo passo, apresento os materiais e método, definindo os critérios de escolha dos narradores e das emissoras, a posição do ouvinte, do telespectador e do pesquisador, e os recursos utilizados para a análise empírica. Por fim, trato da fundamentação teórica dos temas abordados, através de exemplos, cuidando sempre de observar a relação entre <> discurso do narrador e a ocorrência simultânea da ação a ser narrada. Desse modo, é possível investigar os vários processos que compõem a narrativa oral futebolística, chegando a algumas conclusões importantes, tais como: (a) de um sentido inerente ao som das palavras, que escapa à letra redigida, e de uma prosódia própria que apóia e amplia os horizontes de uma sintaxe que, embora rica em recursos pouco usuais na língua portuguesa, sempre se subordina aos parâmetros sonoros de uma fala que acompanha a cena do jogo; (b) da permeabilidade de um gênero indiscutivelmente épico por um traço caracteristicamente dramático, quando o locutor afasta-se da posição neutra de um narrador épico para dialogar com a platéia e com os contendores em campo, numa relação imaginária, mas possível, do ponto de vista do espetáculo; (c) da relação metafórica entre o conceito do jogo e o conceito da guerra, presentes no universo do futebol, compactuados por uma comunidade que, através de uma intersubjetividade, identifica-se com os valores associados a tais conceitos, gerando laços afins entre os termos que se referem a um mundo viril e aguerrido e os níveis de emoção regidos por movimentos de tensão e relaxamento, velocidade e inércia, força e sutileza, no campo e na voz do locutor; (d) e por fim, da observação de dois padrões narrativos distintos, embora interdependentes: um, mais abrangente e geral, característico de toda a coletividade, representante do modelo que defme as narrações futebolísticas, principalmente no rádio; e outro, mais específico e individual, que caracteriza um determinado locutor, dando-lhe um perfil adequado, um caráter próprio, um estilo único. Como indivíduo, esse narrador, às vezes, deixa transparecer no seu discurso uma parcialidade indisfarçável, delatando a sua torcida, o time da sua preferência, moldando a narrativa de acordo com a sua paixão, além de moldar o som da sua voz à ação em campo.
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Autor Orientador Grau Local Data
HOLLANDA, Bernardo B.B Margarida S. Neves Ms PUC/RJ 2003
Título: O Descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego.
Resumo:
O objetivo desta dissertação é acompanhar a relação dos escritores modernistas brasileiros com o futebol nas décadas de 1930, 1940 e 1950, tendo como principal referência a figura do romancista e cronista esportivo José Lins do Rego (1901-1957). Procura-se mostrar de que maneira as questões sociais, culturais e artísticas do modernismo, entendido em seu sentido histórico mais amplo, encontram-se presentes na visão do escritor paraibano acerca do fenômeno futebolístico no Brasil. Assim como o folclore e a música popular, integrados à plataforma modernista desde a década de 1920, busca-se evidenciar de que forma José Lins do Rego insere o futebol na discussão em torno da formação da identidade e da cultura brasileira, identificando no Clube de Regatas do Flamengo tudo aquilo que ele considerava ser os aspectos genuínos da nacionalidade.
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Autor Orientador Grau Local Data
CAVALHO, Mayra Moreyra Adalberto Muller Jr. Ms Unb 2006
Título: Além das linhas do campo e dos versos do poema: investigações sobre o futebol-arte
Resumo:
A partir da compreensão do Futebol como sistema semiológico, este trabalho visa à investigação desse esporte em duas vertentes: como representação material da narrativa, para isso são tomados conceitos da Teoria Literária e da narratologia cinematográfica; e como Ato Poético, baseando-se, principalmente, nos pensamentos de Schiller em sua Teoria do Jogo e de Octavio Paz ao refletir sobre a criação poética; e em princípios da Arte de Performance. Também se reflete sobre os conceitos de Obra e Estilo aplicados ao Ato Poético do futebol, momento em que se analisa a produção de Garrincha e Pelé e de obras literárias sobre esses jogadores.
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Autor Orientador Grau Local Data
GUTERMAN, Marcos Antonio Pedro Tota Ms PUC/SP 2006
Título: O futebol explica o Brasil: o caso da Copa de 70
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo compreender as relações entre futebol, política e sociedade no Brasil, considerado por todo o mundo como o país do futebol. A intenção, aqui, é ver o futebol como um dos mais importantes veículos pelos quais os brasileiros se expressam e superam suas diferenças regionais e sociais. A necessidade dessa abordagem é urgente, na medida em que esse esporte de massa -- embora mobilize todo o país, praticamente o ano inteiro, há décadas -- sempre foi tratado como tema menor pela elite acadêmica do Brasil. O auge das relações entre futebol e política -- e, igualmente, o auge do preconceito da intelectualidade nacional em relação ao futebol -- se deu na Copa de 1970, razão pela qual esse foi o evento escolhido para este estudo. Considerada pelo pensamento de esquerda como a prova de que o futebol serve como meio de manipulação das massas, a Copa de 1970 é também a realização de um certo ideal nacional -- que, claro, servia aos interesses da ditadura militar, mas, ao mesmo tempo, e talvez em primeiro lugar, tornou-se o ambiente de uma autêntica manifestação de regozijo pela superioridade do país em algo tão caro aos brasileiros. Essa manifestação pode ter servido ainda para extravasar sentimentos represados pelo sistema repressivo instalado no país, e as grandes comemorações pelas vitórias brasileiras, em muitos momentos, podem ter sido também oportunidades para a reocupação dos espaços públicos, seqüestrados pela ditadura. Este trabalho se utilizou basicamente de veículos de imprensa da época para tentar reconstituir o clima de então. Embora sob censura, os jornais registraram em cores vivas todo o ambiente de crise, tensão, júbilo e manipulação criado em torno da Copa de 1970 e do projeto da ditadura de transformar o Brasil em uma potência
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Autor Orientador Grau Local Data
MORGADO, Andréya G. Paixão Luiz Carlos S. Simon Ms. UEL 2007
Título: Um jogo de letras : a crônica literária e o futebol
Resumo:
Arte literária e jornalismo, a crônica representa e recria o cotidiano em suas mais diversas facetas; o cronista dá novos sentidos à matéria comum. Uma das práticas culturais mais populares e ligadas ao cotidiano no Brasil, o futebol, é tema de inúmeras crônicas, muitas das quais apresentam interessantes configurações estéticas. O objetivo geral do trabalho é comentar a representação do futebol na crônica. O objetivo específico é verificar como os cronistas Paulo Mendes Campos e José Roberto Torero representam o futebol em seus textos. A fundamentação teórica é interdisciplinar, envolvendo estudos principalmente dos Estudos Literários e das Ciências Sociais sobre o gênero crônica, o cotidiano, a memória, a narração, a ironia, o futebol e suas implicações socioeconômicas e culturais. Em cada texto, são analisados os procedimentos estéticos e as relações com a realidade sócio-histórica utilizados pelos cronistas. O trabalho revela que a prosa poética de Campos e a prosa irônica e bem-humorada de Torero celebram o futebol-arte, ressignificam as características do vínculo homem-futebol e mostram certa rejeição à comercialização do esporte e de seus profissionais. _________________________________________________________
Autor Orientador Grau Local Data
ROCCO Jr, Ary José Rogério da Costa Dr PUC/SP 2006
Título: O gol por um clique: uma incursão ao universo da cultura do torcedor de futebol no ciberespaço
Resumo:
As comunidades virtuais constituem verdadeiros agrupamentos de indivíduos usuários de redes de computadores que determinam fontes de valores responsáveis por moldar comportamentos e organizações sociais na Internet. O objetivo deste trabalho é investigar as modificações que essas comunidades inserem na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. A importância desse esporte como elemento de afirmação da identidade nacional vai, paulatinamente, perdendo espaço para os clubes de futebol supranacionais. Isso se deve, em grande parte, às transformações provocadas pelo surgimento e pela expansão das tecnologias comunicacionais, sendo a Internet e a TV Digital seus melhores exemplos. Surge assim, no seio dessa cibercultura, a torcida virtual, verdadeira forma de inteligência coletiva em torno do futebol, que ultrapassa as relações locais em função de uma dinâmica de comunicação planetária. Assim, nossa intenção, nesta pesquisa, foi identificar e analisar as características das comunidades virtuais de torcedores de futebol que se constituem em torno das quatro principais agremiações esportivas do Estado de São Paulo Santos Futebol Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Sport Club Corinthians Paulista -, procurando com isso observar os diferentes objetivos que motivam esta reunião virtual no ciberespaço. Durante quinze meses, doze sites relacionados com o tema foram monitorados, e cinqüenta e sete pessoas, entre jornalistas, acadêmicos e membros de torcidas organizadas, foram entrevistadas para a realização desta pesquisa. Pudemos verificar que a rede mundial de computadores funciona, no que diz respeito à cultura do futebol paulista, como um espelho da vida social, tanto em seus aspectos mais positivos, quanto negativos
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Autor Orientador Grau Local Data
RIGO, Luiz Carlos Olga Rodrigues M. von Simson Dr Unicamp 2001
Título: Memorias de um futebol de fronteira
Resumo:
Esta pesquisa insere-se na historiografia do futebol brasileiro. Ao tomar, intencionalmente, a cidade de Pelotas, RS, como a delimitação espacial da investigação, faço um deslocamento geográfico dos estudos históricos do futebol que priorizam o eixo Rio - São Paulo. A partir de fontes empíricas e do diálogo com a bibliografia, assinalo algumas singularidades do futebol da região, interiorana do Rio Grande do Sul, tais como: os vínculos com o futebol uruguaio e argentino, a sua profissionalização, a inclusão e a exclusão dos negros e a multiplicação dos times "infames." Parto da sua emergência em Pelotas, ocorrida na primeira década do século XX, para logo depois enfocar a sua proliferação e democratização, a partir dos anos 20. Mesmo sendo um estudo histórico, não sigo nenhuma periodicidade temporal linear, ano ou década, e teço reflexões provenientes das Ciências da Cultura (história, sociologia, antropologia). Utilizei fontes orais, escritas e imagéticas. Em alguns momentos predominam as fontes escritas, retiradas de jornais, e em outros a oralidade - treze depoimentos. As imagens, com suas singulares contribuições, somam-se às fontes orais e escritas e povoam o trabalho do início ao fim. O presente estudo pode ser caracterizado como uma reflexão das mutações do futebol pelotense a partir de suas memórias: oral, escrita e visual.
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Autor Orientador Grau Local Data
GIGLIO,Sergio Sattani Sergio Stuchi Ms Unicamp 2007
Título: Futebol : mitos, idolos e herois
Resumo:
Este trabalho procura traçar uma visão abrangente da complexidade e importância do ídolo e do herói no futebol, procurando compreender sua influência nas decisões de transformar sonhos de infância em profissão. Como auxílio para esta compreensão e análise, utilizou-se de instrumentos da Antropologia, com base em referenciais da etnografia, entre eles a entrevista intensiva e a análise de documentos. Foram entrevistadas onze (11) pessoas que compõem o cenário futebolístico, sendo nove jogadores profissionais e dois ex-jogadores profissionais. O referencial teórico foi traçado de modo a compreender a importância do futebol na vida do brasileiro, da sua chegada como uma atividade de lazer e como rapidamente transformou-se em um ?habitus? local. Entendendo o futebol como um jogo absorvente, procurou-se definir mito e imaginário para entender algumas questões recorrentes ao futebol brasileiro. As questões discutidas foram: a figura de Charles Miller como o introdutor do futebol no Brasil, o ópio do povo, futebol como identidade nacional, o dom no futebol, o debate sobre o estilo de jogo, conhecido como futebol-arte e futebol-força, e as questões relativas ao sonho de ser jogador profissional (início, tentativa e concretização do sonho). Todos os tópicos são apresentados como um suporte para a discussão central da dissertação, sendo que mito e imaginário servem de base para a investigação sobre os ídolos e heróis no futebol, a importância deles no processo, as diferenças conceituais e a influência dessas figuras na construção do sonho de ser jogador profissional
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Autor Orientador Grau Local Data
NEGREIROS, Plinio José L.C. Estefânia K.C. Fraga Dr PUC/SP 1998
Título: A nação entra em campo: futebol nos anos 30 e 40
Resumo:
Este trabalho busca compreender as relações do futebol com a sociedade brasileira durante anos 30 e 40. Trata-se de uma época de transição neste esporte, com a sedimentação de uma organização profissional. Ao mesmo tempo, percebe-se, nesse período, a preocupação efetiva do Estado brasileiro em produzir a normatização dos esportes. Isto posto, partiu-se para analisar o futebol na cidade de São Paulo, desvelando as relações que foram sendo estabelecidas entre espaço urbano e futebol. De um lado, o futebol enquanto um esporte/espetáculo contribuindo para adaptar a população da cidade para a nova velocidade, característica de um espaço urbano; por outro, esse espaço urbano, em função das suas transformações rápidas e caóticas, modificando a prática do e futebol. Enfim, mostra-se o futebol enquanto o esporte da metrópole. Nesse sentido, houve uma atenção especial em olhar para a construção do Estádio do Pacaembu, analisando-a enquanto uma obra que sintetiza a experiência do futebol em São Paulo, com a sua condição de monumento. Do espaço regional caminhou-se para a dimensão nacional, com o objetivo de compreender como o futebol no Brasil tomou-se uma referência, como parte de um projeto que pretendia "construir a nação". Dessa forma, trabalhou-se com o processo de organização e disciplinarização do futebol, e também com os discursos e as práticas que se avolumaram a partir dos anos 20, no sentido de ver no corpo, disciplinado e adaptado ao trabalho e à guerra, o caminho para o "melhoramento da raça" entre os brasileiros. Para dimensionar esse processo de "construção da nação", analisou-se a participação brasileira na Copa de 1938, disputada na França, momento que fez com que os destinos da nação fossem postos tanto nos pés de um time de futebol, como nas mãos de cada brasileiro
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Autor Orientador Grau Local Data
REIS, Heloisa H. B. Reis Nelson C. Marcelino Dr Unicamp 1998
Título: Futebol e sociedade : as manifestações da torcida.
Resumo:
Esta tese é um estudo sobre torcidas de futebol e consiste em uma combinação de pesquisa bibliográfica e de campo, sendo que, esta última, foi realizada, durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996, com espectadores e torcedores da Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo. Foi utilizada, como referência teórica principal, a abordagem que Elias & Dunning fazem em relação ao esporte, e mais especificamente ao futebol. Um estudo dessa natureza se faz necessário uma vez que a assistência a espetáculos de futebol é a atividade de lazer esportivo mais praticada no mundo, e o estudo do tema futebol e torcida é de grande relevância para a área de Estudos do Lazer, e especificamente no Brasil, é um estudo de relevância social, pois a violência nos estádios de futebol nos é apresentada com freqüência, no nosso cotidiano. A pesquisa utilizou a sociologia configuracional e suas categorias. A análise macro consistiu uma espécie de pano de fundo, para um melhor entendimento do surgimento do esporte como atividade de lazer, e de como sua profissionalização também o transformou em atividade de lazer, com a importância que foi sendo dada, cada vez mais, aos espectadores e torcedores, "categorias" fundamentais para o nosso trabalho. Só assim é possível o entendimento contextualizado do significado do futebol para os brasileiros, segundo os autores analisados na pesquisa bibliográfica, incluindo aí as questões do gênero: a mulher como praticante, espectadora e torcedora. Entre outros pontos, conclui-se, que o tipo de violência manifestada pelos torcedores do Palmeiras, durante o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1996, foi a violência simbólica. Mesmo sendo a violência simbólica aceita e satisfatória na sociedade brasileira, precisamos ter a preocupação e implementar medidas de segurança que impeçam de que esta se transforme em violência real, pois, a violência simbólica é uma das principais desencadeadoras da violência real, justamente se seus agentes perdem o controle sobre as suas manifestações, assim como a violência pode transformar-se da sua forma de jogo e de simulação à violência manifesta
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Autor Orientador Grau Local Data
ANJOS, José Luiz dos Márcia Regina Costa Dr PUC/SP 2003
Título: O tradicional e o moderno: faces da cultura popular no futebol brasileiro
Resumo:
O estudo analisa as manifestações da cultura popular brasileira no interior do futebol profissional praticado no Brasil. Analisa os discursos das informações colhidas com os atores (jogadores, dirigentes, técnicos e jornalistas) de equipes de futebol que disputam os campeonatos regionais e nacionais. Introduz a discussão em torno das características propostas por A. Guttmann, consubstanciado na teoria de Max Weber. Para contrapor a racionalidade dos conhecimentos científicos, que lentamente estão sendo introduzidos no futebol brasileiro, o estudo busca em Georges Balandier suportes teóricos que demarquem olhares antropológicos, quando os rituais de fé, crença e superstições existentes no cotidiano popular brasileiro afIoram nos atores do futebol, sendo a racionalidade insuficiente para explicar as manifestações que ocorrem nesse espaço. Busca introduzir uma discussão em torno da formação de clubes de futebol identificando dois contextos geográficos: a Região Sul, do início do século XX até meados de 1930, e a região do interior de São Paulo, detendo-se na fundação dos clubes, logo no início do século XX. Nos dois momentos, o estudo procurou abordar e identificar contextos populares na formação dos clubes de futebol, introduzindo uma discussão de resistência cultural no Sul e de manutenção de uma família de sentimentos mútuos na formação dos clubes do interior de São Paulo. Como tradicional, no futebol, o estudo aponta a identificação de crenças, fé, superstições e discursos de ex-jogadores de futebol que sinalizam uma possível volta ao futebol sem os superlativos da modemidade
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Autor Orientador Grau Local Data
PRONI, Marcelo Weishaupt Ademir Gebara Dr Unicamp 1998
Título: Esporte espetaculo e futebol-empresa
Resumo:
Um dos objetivos deste estudo é contribuir para uma compreensão mais ampla da história do esporte moderno e das profundas transformações que vêm ocorrendo nas últimas décadas. Neste sentido, procura-se examinar com maior interesse os fatores que têm reconfigurado a organização de competições de alto nível, com destaque para uma veiculação dos espetáculos esportivos na mídia e para a emergência do marketing esportivo. Outro objetivo é reinterpretar a história do futebol brasileiro, enfocando seus momentos de inflexão e reestruturação. Neste aspecto, a preocupação central é discutir o atual processo de modernização do futebol profissional, mostrando as forças sociais que têm impulsionado ou resistido a mudanças. Em síntese, procura-se demonstrar que a adoção de métodos empresarias para a gestão do futebol profissional faz parte de um movimento mais geral de transformação do mundo esportivo contemporâneo, que por sua vez, é produto da difusão da indústria do entretenimento e da globalização. E, no caso do futebol brasileiro, a transição para um novo modelo expressa os dilemas atuais da sociedade brasileira, em especial, os seus limites para adentrar plenamente na modernidade
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Autor Orientador Grau Local Data
BORGES, Luiz H. de Azevedo Eleonora Z.C. de Brito Ms Unb 2006
Título: Do complexo de vira-latas ao homem genial: o futebol como elemento constitutivo da identidade brasileira nas crônicas de Nelson Rodrigues, João Saldanha e Armando Nogueira
Resumo:
O futebol é uma atividade e um discurso que há anos individualiza, identifica e traz orgulho aos brasileiros, dando-lhes uma identidade e marcando seu lugar no mundo. Como artifício identitário ele é um constructo humano, demarcado no tempo e no espaço. Na busca epistemológica da construção representacional do Brasil como país do futebol, as crônicas de três dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos, Nelson Rodrigues, João Saldanha e Armando Nogueira foram analisadas. Eles ajudaram a caracterizar o futebol brasileiro tendo como predicado fundamental a prática do futebol-arte, assinalado pela habilidade, pela criatividade, pela ofensividade e pelo inusitado em contraposição com o futebol-força, praticado, ainda segundo a tríade autoral considerada, pelos europeus, um futebol defensivo e de pouca criatividade. Do homem tímido, inibido e humilde, o vira-latas de Nelson Rodrigues, o brasileiro se torna o homem genial, repleto de virtudes e qualidades a partir da campanha vitoriosa na Copa do Mundo de 1958, sensação que se confirma a cada vitória do selecionado nacional nas competições internacionais. Esses discursos não se circunscrevem ao espaço esportivo, adentram outros espaços discursivos e se tornam polifônicos, dialogando e formando imagens do que é ser brasileiro
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Autor Orientador Grau Local Data
ESCHER, Thiago de Aragão Heloisa H. B. Reis Ms Unicamp 2007
Título: Futebol (tel)espetaculo como lazer : um exame sobre as manifestações do futebol brasileiro
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise das manifestações do futebol no início do século XXI. Para tanto, realizamos uma pesquisa empírica sobre o futebol por meio da televisão, considerando a transformação deste esporte em telespetáculo. Analisamos o Campeonato Brasileiro de 2005 e a Copa do Mundo entre seleções nacionais de 2006 realizada na Alemanha. Utilizamos a análise de conteúdo como método de exploração e análise dos dados por considerarmos esse método como eficaz quando se quer ir além dos significados, da leitura simples do real. Nossa pesquisa objetivou verificar as tendências do futebol, como uma das principais atividades de lazer, em sua composição como mercadoria e sua relação com as novas tecnologias existentes. Verificamos com a pesquisa que além da transformação do futebol em telespetáculo, que traz uma relação mais heterônoma para os torcedores que assistem pela televisão em comparação com aqueles que vão aos estádios, uma tendência à privatização das relações e a degradação dos espaços públicos historicamente construídos como espaços coletivos. Finalizamos com uma defesa a esses espaços construídos e utilizados coletivamente e a esperança de ver no lazer um momento diferenciado de questionamento dessa realidade individualista e de construção de identidades sólidas
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Autor Orientador Grau Local Data
COSTA, Leda Maria Guillermo F. Giucci Schmidt Dr UERJ 2008
Título: A trajetória da queda: as narrativas da derrota e os principais vilões da Seleção Brasileira em Copas do Mundo
Resumo:
Os vilões do futebol são filhos da derrota. Desde 1950 e a tragédia do Maracanã, passamos a sistematicamente tentar encontrar as razões de algum fracasso do selecionado brasileiro, procurando responder à pergunta: Por que perdemos? A partir desse questionamento, a derrota é situada no tempo e no espaço, seus mais relevantes acontecimentos são expostos e encadeados numa seqüência. A derrota é então narrada. E nas narrativas da derrota o protagonista é sempre o vilão, ou seja, aquele jogador cujas ações serão compreendidas como a causa fundamental do malogro dentro das quatro linhas. Ao enfocar a figura do vilão do futebol, este trabalho visa abordar o modo pelo qual as principais derrotas do selecionado brasileiro de futebol foram narradas em contos, crônicas, jornais, em produções cinematográficas etc. Através desse percurso, tentar-se-á investigar alguns significados que a derrota assume no Brasil, assim como todo um imaginário do fracasso que se revela por intermédio das narrativas da derrota e deus principais personagens: os vilões
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Autor Orientador Grau Local Data
GONÇALVES Jr. René Duarte José Geraldo V. Moraes Ms USP 2008
Título: Friedenreich e a reinvenção de São Paulo: o futebol e a vitória na fundação da metrópole
Resumo:
O trabalho trata de diversos aspectos relacionados ao universo do futebol em São Paulo, entre 1910 e meados da década de 1930. O fio condutor das discussões é a trajetória, como atleta, de Friedenreich, considerado o primeiro grande ídolo esportivo brasileiro. O percurso é longo, das várzeas ao aristocrático Paulistano; das ruas da cidade à seleção brasileira. Como eixos centrais da dissertação, a relação entre o futebol e o mundo urbano e moderno em construção na cidade; e a possibilidade de se vislumbrar, a partir dos campos de futebol, a forma como a questão da identidade se apresentava na metrópole que nascia. Parte-se do pressuposto que o futebol é elemento integrante de um contexto social mais amplo e, como tal, é capaz de apresentar, refletir, reproduzir e refratar uma série de fenômenos próprios do universo do qual é parte integrante. Naquela cidade que se urbanizava e crescia de forma bastante desordenada e, ainda, buscava modernizar-se tomando como apoio algumas idéias e práticas preferencialmente trazidas da Europa, encontra-se o futebol. Dos campos enlameados e improvisados dos subúrbios aos estádios dos clubes da elite, Friedenreich esteve presente nos diversos espaços sociais da cidade, revelando muitos dos dilemas existentes no país naquele momento. A forma como aquele que foi tido como o primeiro Rei do Futebol empreende sua trajetória é capaz de jogar luz sobre questões fundamentais de seu tempo. Fried pode, afinal, nos dizer um pouco até que ponto éramos modernos, ou se ainda vivíamos sob os velhos princípios do passado; e, ainda, nos mostrar em que bases as identidades paulista e brasileira estavam sendo forjadas naquele momento, a fim de dar alguma forma e coesão àqueles tempos e lugares em transformação
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Autor Orientador Grau Local Data
AMORIM, Adriana Silva Luiz Claudio C. Soares Ms UFBA 2009
Título: Teatro x futebol: por uma dramaturgia do espetáculo futebolístico
Resumo:
Esta dissertação aborda a estrutura das partidas de futebol conferindo a ela características cênicas, identificando possíveis traços dramatúrgicos. Para isso, propõe uma compreensão de como os elementos de uma partida de futebol dialogam entre si. Após algumas considerações históricas sobre o uso sacralizado da bola em jogos de civilizações arcaicas, são levantados os aspectos artísticos presentes nas partidas na tentativa de compreender o evento do futebol numa perspectiva cultural para além de sua configuração como esporte, propondo um estudo de sua natureza estética. São analisados também elementos materiais e imateriais contidos no jogo, em comparação aos elementos quem constituem o espetáculo teatral, partindo da proposta de análise de espetáculos organizada por Patrice Pavis. Os aspectos dramatúrgicos observados nas partidas de futebol em comparação com os elementos indispensáveis ao drama, conforme sugerido por Aristóteles na Poética, e comentado por Cleise Mendes e Denis Guénoun, encerram as considerações. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica impulsionada por observações feitas pela autora ao longo dos últimos anos em relação a alguns episódios e eventos relacionados ao futebol.
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Autor Orientador Grau Local Data
OLIVEIRA, Adilson Silva Ana Maria Rosa Dias MS PUC/SP 2005
Título: Metáforas em campo: o futebol e sua plurivalência metafórica no jornal Agora São Paulo
Resumo:
Esta dissertação, situada na linha de pesquisa Variedades do Discurso, tem por tema as representações lingüísticas metafóricas do futebol no caderno de esportes do jornal Agora São Paulo. A investigação acerca da linguagem jornalística esportiva privilegia as categorias de relevância, manchete e lead, por configurarem receptáculos mais imediatos na apreensão do discurso noticioso. Objetiva-se relacionar o domínio futebolístico com outros domínios semânticos. Essas inter-relações possibilitam compreender o futebol como um esporte que transcende os limites puramente esportivos e se instaura como um fato social, político e cultural brasileiro. A investigação fundamenta-se em estudos sobre a metáfora no âmbito da lingüística cognitivista, com base, principalmente, nos posicionamentos de Lakoff & Johnson. Nessa abordagem, a metáfora assume um lugar de destaque no processo de entendimento da compreensão humana, posto que rege tanto a aquisição quanto o desenvolvimento da linguagem. A análise destaca as relações entre o domínio semântico futebol e os outros domínios semânticos, como a guerra, a religião, a morte, o amor e a novela, o que possibilita determinar que esse esporte é representado por meio de uma pluralidade metafórica.
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Autor Orientador Grau Local Data
SCAGLIA, Alcides José João Batista F. Silva Dr Unicamp 2003
Titulo: O futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pes
Resumo:
[pt] Com este estudo, busco apresentar e justificar a idéia de que o futebol e os jogos/brincadeiras de bola com os pés pertencem ao mesmo universo, perfazendo um grande ecossistema, ao qual chamo de a Família dos jogos de bola com os pés. Para justificar a coexistência do futebol e dos jogos/brincadeiras de bola com os pés num mesmo ecossistema, inicio meu estudo procurando entender como se deu o processo de transição dos jogos/brincadeiras de bola com os pés para o jogo/esporte Futebol, compreendendo que este sofreu e continua a sofrer constantes ressignificações ao longo dos tempos. Sendo assim, depois de um breve passeio histórico, procuro alicerçar minhas análises, valendo-me de estudos relativos à teoria do jogo. Todavia, o jogo é um fenômeno estudado por distintas áreas do conhecimento, e as leituras dessas inúmeras interpretações e análises, levaram-me a entender o jogo como um ambientado sistema complexo. A partir dessa perspectiva encontro nas unidades complexas (jogos), características sistêmicas integrativas e autoafirmativas. Ou seja, venho evidenciar as semelhanças e as diferenças entre o jogo/esporte Futebol e os demais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Para tanto, saí a campo com a intenção de coletar informações junto às brincadeiras com a bola nos pés realizadas por crianças em campos e praças, em momentos de descontração e sem a coação de adultos, ou mesmo a obrigação de se estar lá brincando. Com esses dados pude me aprofundar ainda mais no interior da Família dos jogos de bola com os pés, no intuito de procurar compreender o dinâmico processo organizacional desencadeado no interior de qualquer unidade complexa (jogo), evidenciando suas estruturas sistêmicas e o engendrar de suas interações. Neste estudo as estruturas sistêmicas compreendem as condições externas, as regras, os jogadores e seus esquemas motrizes, e em meio às interações proveniente da tentativa de trazer ordem ao sistema, desordenado pelo jogo, cria-se emergências (condutas motoras), que por sua vez, influencia o desencadear de modificações em todos os demais jogos da Família, gerando um padrão organizacional específico dos jogos de bola com os pés. Essa imersão ao interior das unidades complexas me possibilitou divisar que as semelhanças e as diferenças, não apenas aparentes, existentes entre os jogos/brincadeiras de bola com os pés e o jogo/esporte Futebol, corroboram características de complementaridade, de coexistência. Por intermédio do padrão organizacional desses jogos, pude compreender a relevante produção de diversidade de respostas para as sempre diferentes exigências dos jogos e a possibilidade de transferência dessas emergências produzidas às outras unidades complexas que compartilham situações e exigências semelhantes.
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Autor Orientador Grau Local Data
FAVERO, Paulo Miranda André Roberto Martin
Título: Os donos do campo e os donos da bola: alguns aspectos da globalização do futebol
Resumo:
Nesta pesquisa, proponho analisar o futebol a partir de três pontos de vista diferentes, mas que se complementam: a globalização, a geopolítica e a mercantilização. O futebol transformou-se em uma indústria e, independentemente da habilidade dos jogadores dentro de campo, o poder econômico dita os rumos como o futebol vai se realizar como prática social e não há como fazer uma análise geográfica do futebol sem levar isso em conta. Em tempos de globalização, as mudanças ocorrem também no esporte, em todos os níveis, em todos os lugares, em escalas e proporções diferentes. A intenção deste trabalho é mostrar como ocorre a concentração do dinheiro em poucos clubes e revelar a transformação do jogador em mercadoria.
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Autor Orientador Grau Local Data
ROCHA Fº, Zaldo Antonio B. Eleonora C. Albano. Ms Unicamp 1989
Título: A narração de futebol no Brasil : um estudo fonoestilistico
Resumo:
Este trabalho procura analisar o estilo dos narradores de futebol a partir do seu desempenho vocal durante as narrações de jogos em rádio e tv. Na sua introdução discute a importância de um estudo mais detalhado da fala nos discursos orais como recurso para a formação de um estilo narrativo. O primeiro capítulo trata do "perfil dos narradores", apresentando os papéis do locutor, do comentarista e do repórter de campo. "As Relações Dialógicas", tema do segundo capítulo, diz respeito ao funcionamento dos diálogos entre os três narradores, à troca de turnos e à interação entre narrador e torcedor. O capítulo III aborda mais detalhadamente a fala dos narradores, aprofundando-se na análise do locutor de rádio, através de transcrições de gráficos e exemplos, apresentados a partir de gravações de trechos de jogos, registrados em fita K7. No final, conclui-se que, a extração e a análise desses recortes sonoros são fundamentais para a caracterização do estilo das narrações futebolísticas, reconhecendo, entretanto, que muitas outras questões poderão ainda ser levantadas e solucionadas, por se tratar de uma pesquisa praticamente inédita e instigante, tanto para a lingüística, quanto para o futebol brasileiro
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Autor Orientador Grau Local Data
FRAGA, Gerson Wasen Cesar Augusto B. Guazelli Dr UFRGS 2009
Título: "A derrota do Jeca" na imprensa brasileira : nacionalismo, civilização e futebol na Copa do Mundo de 1950
Resumo:
Disputada em solo brasileiro no ano de 1950, a IV Copa do Mundo de Futebol assumiu, aos olhos da imprensa brasileira, um conjunto de significados que iam além de seu aspecto meramente esportivo, sendo apresentado como uma possibilidade ímpar de nos mostrarmos ao mundo como uma nação civilizada, moderna e capaz de grandes conquistas e realizações. Contudo, após a inesperada derrota para o Uruguai na última partida, foram buscadas explicações e culpados para o que havia acontecido dentro das quatro linhas do Maracanã. Ainda que de forma involuntária, este processo acabaria por resgatar antigas perspectivas acerca do brasileiro, auto-imagens depreciativas que nos tinham por condenados ao atraso diante de um modelo europeu de civilização, no momento exato em que tais visões passavam a serem contestadas por novas interpretações acerca do Brasil. O objetivo deste trabalho é vislumbrar como tal processo ocorreu através das páginas da imprensa escrita brasileira, instrumento capaz de difundir através da sociedade conjuntos de idéias e sensações. Para tanto, partimos de uma análise de algumas das principais interpretações existentes acerca do Brasil na primeira metade do século XX, inserindo posteriormente o futebol e sua transformação em símbolo de nacionalidade ao longo de nossa História. É com estas bases constituídas que os textos jornalísticos referentes à IV Copa do Mundo de futebol tornam-se objeto de nossa análise. Por fim, buscamos compreender como a derrota para o Uruguai acabou por tornarse uma espécie de mito no discurso da imprensa esportiva, algo para ser necessariamente vingado a cada novo encontro entre os dois selecionados, ao mesmo tempo em que as lembranças de 1950 são constantemente retomadas em novos contextos.
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Autor Orientador Grau Local Data
MILLIET Fº, Raul Marcos Antonio da Silva Dr USP 2009
Título:
Cenários e personagens de uma arte popular: futebol brasileiro, hegemonia, narradores e sociedade civil
Resumo:
No decorrer de vários anos de leituras e intervenções práticas, foram recolhidos ideias e eixos temáticos, alinhavados e sistematizados na troca de passes entre a arte do futebol brasileiro e seus principais narradores, a partir dos conceitos de hegemonia, sociedade civil e intelectual orgânico em Gramsci. Paralelamente, captou-se o narrador em Walter Benjamin e a sua visão sobre a modernidade. A tese abordará basicamente esses pontos. Tudo em Cenários e Personagens de décadas distintas, em espaços geográficos não necessariamente iguais ou limítrofes, mas capazes de dialogar através dos temas escolhidos. Cenários e personagens que percorrem uma trajetória iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XIX, até sua consolidação no Brasil na década de 1960. Dos personagens, percorremos as trilhas de Gentil Cardoso, Dori Kürschner, Neném Prancha, Nelson Rodrigues e João Saldanha, tendo como inspiração os seus grandes solistas: de Marcos Carneiro de Mendonça a Gerson, passando por Friedenreich, Fausto, Leônidas, Didi, Garrincha e Pelé.
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Autor Orientador Grau Local Data
MCHADO, Murilo de Almeida Etiene Ghislain Samain Dr Unicamp 2005
Título:
O extase no futebol : a comunicação ritual e suas experiencias sensoriais
Resumo:
Este trabalho consiste em uma análise, do ponto de vista antropológico e semiológico, da comunicação ritual que ocorre nos estádios de futebol, tendo como foco a observação do processo de ação indutor das experiências rituais dos torcedores, em particular as experiências do êxtase. A análise incidiu sobre a observação de um material gravado da mídia eletrônica durante o Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa ?Libertadores da América?, entre 2001 e 2004, do qual foram produzidas 135 fotografias, em que a gestualidade e a expressão facial dos torcedor: tornaram-se importantes referências
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Autor Orientador Grau Local Data
TONINI, Marcel Diego José Carlos S.B. Meihy Ms USP 2011
Título:
Além dos gramados: história oral de vida de negros no futebol brasileiro (1970-2010
Resumo:
Esta dissertação propõe um estudo sobre a questão racial no futebol brasileiro atual a partir das histórias orais de vida de alguns negros que atuaram entre 1970 e 2010. O texto é dividido em três partes: na primeira, é apresentada a história do projeto, com destaque para as discussões teóricas e metodológicas; na segunda, são expostas sete narrativas correspondentes às redes de jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, torcedores, jornalistas e intelectuais; na terceira, são encaminhadas interpretações levando-se em consideração o conjunto dos documentos orais constituídos. Nesta última parte, são explicitados eixos temáticos que buscam articular as experiências individuais com as coletivas e traçar as especificidades de cada profissão abordada. Almeja-se, desta maneira, contribuir para o debate acadêmico com a incorporação dos discursos destes negros e a reflexão sobre as relações raciais no Brasil tomando por base as experiências e as memórias destas pessoas em nosso futebol.
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Autor Orientador Grau Local Data
FREITAS, Gustavo da Silva Luiz Carlos Rigo Ms Ufpel 2009
Título: Espírito de Seleção: um estudo dos discursos midiáticos a partir da Copa do Mundo de 2006
Resumo:
O fracasso da Seleção Brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2006 reanimou o debate da representatividade que uma seleção pode ou não assumir em relação às características culturais e futebolísticas da nação a qual representa. O sentimento coletivo de derrota diante do desempenho não esperado nos campos alemães compôs um cenário de implosão de uma identidade para a Seleção Brasileira. Essa desconstrução de um modelo que se mostrou insatisfatório tem sua amplitude para além da desclassificação nas quartas-de-final frente à Seleção Francesa gerando, adiante, uma renovação destacada pela mudança no comando técnico, pela busca de novos jogadores, pela construção de outras identidades. Partindo do princípio de que esta identidade é resultado de um processo discursivo nunca completado (HALL, 2000; LACLAU, 1996), mas que responde a uma emergência histórica, este estudo visa analisar a forma como se estabeleceu esse processo mapeando e analisando os agenciamentos que foram e estão sendo postos em prática e como a imprensa participou e está participando da reconstrução de uma nova imagem, de um novo sentimento coletivo, enfim, de outras identidades para a Seleção Brasileira. A opção pelo campo midiático (BOURDIEU, 2002; CHARAUDEAU 2006) como referência empírica parte da relevância deste diante os acontecimentos esportivos atuais no que diz respeito à produção de sentidos múltiplos que acabam estabelecendo um diálogo entre prática discursiva e constituição de identidades. Um diálogo que é resultado de um constante estado de lutas entre as formas que essa identidade é visibilizada pelos canais de comunicação. Para desenvolver o estudo foi utilizada, prioritariamente, a metodologia de análise do discurso a partir da perspectiva apontada por Michel Foucault (1998) que, combinada com alguns elementos cartográficos (ROLNIK, 2006), possibilitou o encontro dos diferentes discursos que, dentro de uma regularidade, proliferaram sobre esses acontecimentos. Ao selecionar os textos para a análise que realizamos pode-se perceber que muito mais do que uma homogeneização ou, um meta discurso, o campo midiático produz efeitos de verdades a partir de uma multiplicidade discursiva que procura definir a realidade. Esta multiplicidade também atende a uma demanda discursiva inacabada, algo que está em constante reconfiguração a partir de enunciados produzidos e incorporados pelo campo midiático, provocando alterações, reafirmações, começos e desaparecimentos de determinados elementos que constituem as identidades.
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Autor Orientador Grau Local Data
MAIA, Paulo R. de Azevedo Nuno Cesat P. Abreu Ms Unicamp 2006
Título: Canal 100 : a trajetoria de um cinejornal
Resumo:
Esse trabalho procura discutir a trajetória histórica e a constituição da linguagem do cinejornal Canal 100. A abordagem cinematográfica desse periódico foi, de forma não oficial, condizente com a proposta de leitura do Brasil feita pelo projeto de propaganda política do regime militar que procurou se distanciar dos tipos clássicos de propaganda. A história do cinejornalismo foi motivo de discussão, verificando a presença de vários governos no incentivo a produção e na sua utilização política. A história do Canal 100 (1959-1986) foi abordada com ênfase na figura do seu criador Carlos Niemeyer e suas relações com os governos militares. O formato do cinejornal foi estudado para uma melhor compreensão da sua estrutura narrativa e, particularmente, as imagens relativas ao futebol, responsáveis pela manutenção do Canal 100 na memória de algumas gerações
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Autor Orientador Grau Local Data
IORIO, FAbio Mario Dr UFRJ 2006
Título: Rastros do cotidiano: futebol em versiprosa de Carlos Drummond de Andrade.
Resumo:
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