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Música
Octavio Paz

""Sin ritmo no hay poema; solo om él, no hay prosa. El ritmo es condición del poema, en tanto que es inescencial para la prosa".

Fonte: GRITTI Delmino. Dos tijolos da Suméria aos megabytes pós-humanos do terceiro milênio. Caxias do Sul (RS): Ed. Liddo, 2007.

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“Penso que a canção sempre foi o sucedâneo, não da poesia, mas da poesia popular. Os poemas da Idade Média e da Renascença eram cantados por todo mundo. Foi no século XVIII que ocorreu o divórcio entre o falado e o escrito. Nesse sentido, a televisão, a cultura falada, em geral, a tradição falada – que pode prejudicar o romance, em uma certa medida, porque é uma arte da escritura – não prejudica a poesia, que é por natureza falada também. Um dos fenômenos positivos da situação social da poesia no fim deste século é a importância, na América sobretudo – e na Rússia igualmente – de recitais de poesia. Não é uma herança do passado, mas algo de novo que se manifestou com a beat generation – Allen Guinsberg sobretudo. Qual é a grande tarefa da poesia moderna? Reconquistar o terreno perdido que abandonou à prosa. E para isso – reencontrar o ritmo e talvez também a linguagem popular – será preciso pelo menos uma geração. Baudelaire introduziu, foi o primeiro, a linguagem crítica – digamos a linguagem da cidade – no poema... Mas o romancista representa a aliança de duas faculdades bem distintas: de um lado a análise, a possibilidade de estudar ou de penetrar, de refletir sobre a interioridade do personagem. E de outro a síntese. Reunião difícil... O poeta é sobretudo sintético. No passado, aconteceu-lhe de escrever longos poemas que eram romances. Tasso e Ariosto escreveram romances em versos, Cervantes refez Ariosto em prosa, o que deu origem ao Dom Quixote. Para voltar à linguagem falada e não desesperar de seu casamento com a poesia, não percamos de vista os antecedentes – Na Espanha, com Lorca. Na França, o caso Prévert é  interessante. Henri Michauk apreciava-o bastante”.

Fonte: Jornal do Fondo (de Cultura Econômica) (S.Paulo), n.1, ago. 1992

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