Volta para a capa
Política
Mario Benedetti

"A literatura sempre é a prioridade, independentemente do tema: seja a política, o amor, Deus ou a solidariedade. Se elegemos um gênero, essa é a prioridade. Se se faz uma literatura onde apareça o político, a prioridade continua sendo a literatura. Inclusive, a melhor literatura, a melhor canção ou o melhor quadro que transmita uma magnífica mensagem, se a forma em que se escreve é torpe, prejudica em primeiro lugar a mensagem. O principal que se deve cuidar é a forma literária".

Fonte: La Jornada, (Montevideo). 11/05/1997 - Angélica Abelleyra

 

"Penso que a literatura acompanha as transformações políticas hoje, mas aos governantes não importa a literatura. A mudança possível pela literatura é atingir a consciência dos cidadãos e, a partir daí, influir no processo de escolha dos governantes. Mas um poema, um soneto, sozinhos, não conseguem enfrentar o poder ou derrubar um governo".

Fonte: Folha de São Paulo, 03/02/2001 - Sylvia Colombo

"Embora tenha feito poesia com conotação social ou política, nunca considerei que os poetas deviam pressionar-se ou serem pressionados a escrever poemas desse tipo. Se sai espontaneamente do poeta, sim. É lógico. Se o poeta se apaixona, escreve apenas poemas de amor. Se tem inquietudes religiosas, escreve sobre Deus. E se o contexto social e político preocupa o poeta como cidadão, então é bastante explicável que isto apareça na sua poesia".

Fonte: O Globo, 27/06/1998 - Andréa Doti

Prossiga na entrevista:

Por que escreve?

Como escreve?

Onde escreve?

Cinema
Música

Religião

Biografia