Volta para a capa
Romance inédito

 

         Primavera dos mortos

 

                                                             Jorge Fernando dos Santos

                                      

                                           Parte 3

                               Capítulo 28 - Ascânio Benevides

UMA PARTE da população de Morro do Calvário costumava fazer comentários maldosos sobre Leôncio Duarte e Gláucia Maria, mas a verdade é que ninguém tinha certeza de nada, compreende?

A falta de ter o que fazer geralmente transforma moradores de pequenos lugares em grandes bebedores ou em fiscais da vida alheia. Quando os membros do segundo grupo não têm certeza dos fatos, aí é que procuram fantasiá-los ainda mais, recheando-os de detalhes pouco verossímeis e muitas vezes temperados com maledicência, compreende?

Ainda bem que eu sempre fiz parte do primeiro grupo. Anestesiar o pensamento com uma boa cachaça é melhor do que fazer intriga, muito embora a intriga seja um importante ingrediente da atividade política, principalmente em época de eleições.

Como em nosso município a oposição sempre foi minguada, raramente tive que me dar ao trabalho de inventar histórias para derrotar adversários, compreende? Até porque, como dizia meu avô, nossa família não tem inimigos, pois mandamos matar todos eles.

Da parte dos fiscais da vida alheia, ouvi dizer, por exemplo, que Siá Zizinha era pouco dada aos prazeres da carne e, provavelmente, sentia-se aliviada em poder emprestar o marido à própria irmã.

Certa vez, um bêbado que não gostava dos Mouras disse que não, pelo contrário, a beata, a irmã e o marido formam um triângulo amoroso do qual até Deus duvida. Seja lá como for, acho que nenhum dos três jamais soube ou nem mesmo prestou atenção nas bobagens que algumas pessoas diziam, compreende?

Como parente e leal amigo dos Mouras, que sempre me prestigiaram nas urnas, eu posso garantir a qualquer pessoa interessada no assunto que jamais presenciei sequer uma conversa ou acontecimento, por mais sutil que fosse, que ajudasse a comprovar as suspeitas do povo, compreende? Pelo contrário, sempre observei muito respeito na maneira como Siá Zizinha, o marido e a irmã se relacionavam.

As duas puxaram a prima Helena, compreende? Tanto isso é verdade que Gláucia Maria nunca teve um namorado e tampouco demonstrou interesse quando eu lhe propus casamento. E o tal Leôncio sempre pareceu modesto, mas de boa cepa.

Pelo visto, naquela casa, ninguém havia se deixado influenciar pelo temperamento autoritário do coronel Arlindo de Moura. Durante muito tempo, ele havia dado as cartas na região e só perdeu espaço político no final do primeiro governo de Vargas, cujos seguidores enxergaram em meu pai o homem certo para defender os interesses do Estado Novo por essas bandas. Esse foi um dos motivos que levou o pai de Siá Zizinha a detestar o ex-presidente, embora nunca tenha se indisposto com a minha família, compreende?

A morte do filho Hilário na campanha da Itália na certa lhe reforçou o ódio pelo Pai dos Pobres. Mal sabia ele que, se dependesse só de Getúlio, o Brasil nem teria entrado na guerra. na campanha da Itália na certa lhe reforçou o ódio pelo Pai dos Pobres. Mal sabia ele que, se dependesse só de Getúlio, o Brasil nem teria entrado na guerra.

 

Lembro-me de que, nos seus raros momentos de lucidez, seu Arlindo se regozijava com a queda do ex-ditador, compreende? No dia da posse do presidente Dutra, então, ele até disparou alguns tiros de garrucha para o alto. Se tivesse vivido tempo suficiente para saber do suicídio de Vargas, com certeza teria festejado com muito gosto ao ouvir no Repórter Esso a trágica notícia que chocou o Brasil.

___________________

Capítulos anteriores

Próximo capítulo: 29 - Hilário Duarte - 25/01/2009

 

           Comente este capítulo ou o romance

* Nome
* E-mail
Comentário:
* campos obrigatórios
      

 

- Link1
- Link2
- Link3