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Academia - Autores
Carlos Fuentes

Autoria                  -                   Orientação    -       Grau  -  Local  - Data 

RIZZON, Carlos Garcia            Marcia H. Navaro         Ms       UFRGS    2005

Título: Memória de um tempo circular no território de Carlos Fuentes

Sinopse: Ao contrário da concepção linear do pensamento ocidental, o tempo mexicano, situado na tradição pré-hispânica, indica uma multiplicidade de tempos, possibilitando que variadas e distantes épocas sejam realidades presentes. Nesse enfoque, diferentes tempos da história mexicana incorporam a narrativa de Carlos Fuentes, onde é comum passado, presente e futuro estarem imbricados em circularidades que resgatam com a imaginação e a linguagem uma memória encoberta pelo discurso totalizador. Na sua obra, Carlos Fuentes percorre mitos, tempos e espaços através de uma escritura que traduz uma cultura mestiça construída por vertentes americanas e européias. No entrelaçamento da pluralidade dos mundos, descobre os acontecimentos do passado, introduzindo significações aos silêncios relegados à margem da história. Através das análises de “Las dos orillas” – conto do livro El naranjo; do romance La muerte de Artemio Cruz e de personagens que transitam nos contos de La frontera de cristal, são investigados três momentos da história mexicana: Conquista espanhola, Revolução mexicana e migrações da atualidade na fronteira. Desse modo, são exploradas possibilidades históricas disseminadas na produção de Carlos Fuentes

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Autoria              -              Orientação       -         Grau  -  Local  - Data 

CARDOSO, Camila Chaves     Miriam V. Garate          Ms.    UNICAMP  2007

Título: As imagens duplas e a narração em segunda pessoa em Aura: obra fantastica de Carlos Fuentes

Sinopse: A presente dissertação objetiva analisar as imagens duplas e a voz narrativa em segunda pessoa do singular de Aura de Carlos Fuentes. Busca-se explicitar o modo como essa estratégia narrativa, ao invocarà instância de leitura, termina por provocar no leitor os mesmos efeitos presentes nas personagens: a duplicação. Contudo, primeiramente, apresenta-se o autor e a obra em questão, bem como os demais textos com os quais dialoga; posteriormente, faz-se um exame da constituição do tema do duplo nas personagens, e, por fim, relaciona-se esse tópico com a figura do leitor. Propõe-se, para fechar essa leitura, um paralelo entre a narração em segunda pessoa e o narrador em primeira pessoa, mais freqüente na literatura fantástica dos séculos XVIII e XIX

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